Porto de Aratu terá terminal para exportação de grãos

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Porto de Aratu terá terminal para exportação de grãos

A dificuldade em escoar a produção de oleaginosas e de cereais produzidos na Bahia está com os dias contados. A Codeba anunciou a inclusão de um “berço” exclusivo para movimentação de granel vegetal nos projetos de arrendamento do Porto de Aratu. O anúncio, feito durante o 15º Encontro dos Usuários de Portos do Estado da Bahia, em Salvador, anima os produtores rurais do oeste baiano. A iniciativa, de grande importância para todo o agronegócio do Estado, atende a uma antiga reivindicação das entidades de classe, como Aiba, Abapa, CNA, Faeb e Sindicatos.

O novo terminal vai representar um aumento na oferta portuária para embarque de grãos, oferecendo maior competitividade aos produtores baianos. Com o equipamento, o Porto ampliará o seu atendimento, agregando mais segmentos, passando ser multiuso em sua operacionalidade.

“Essa medida vem atender a uma demanda do setor produtivo. Só no Oeste produzimos acima dos seis milhões de toneladas de grãos e cerca de 15% de toda essa produção são escoados pelos portos do Norte do país, por uma deficiência portuária aqui na Bahia. Agora, o berço dois do Porto de Aratu será destinado exclusivamente para a movimentação dos graneis vegetais. Uma conquista para toda a Bahia”, comemorou o produtor rural Moisés Schimdt, vice-presidente da Aiba, que também preside o sindicato da categoria, em Barreiras, e é diretor regional da Faeb.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.