Iaiba e Fundação Solidariedad doam equipamentos para entidades da APA do Rio de Janeiro

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Iaiba e Fundação Solidariedad doam equipamentos para entidades da APA do Rio de Janeiro

Manhã de festa para os 265 estudantes da Escola Municipal Antônio Machado, na comunidade de Vau do Teiú, localizado a 40 km da sede de Barreiras. Nesta terça-feira (24), os estudantes, professores e a direção da unidade escolar, situada no perímetro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, receberam equipamentos novos, doados para a unidade como parte das ações do Plano de Manejo da APA da Bacia do Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Aiba (Iaiba) e a Fundação Solidariedad, que contempla instituições inseridas naquela área de abrangência – dentro da unidade de conservação de gestão do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema). A escola recebeu um retroprojetor, uma tela retrátil, uma câmera digital, um notebook, uma impressora multifuncional, uma caixa de som amplificadora, oito cadeiras e duas mesas.

“Toda parceria que traz benefícios para a comunidade e para a escola é bem vista pela gestão pública municipal. Estes equipamentos serão utilizados no desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, na melhoria das aulas e na possibilidade da própria comunidade utilizar a escola para outros fins, como reuniões da associação e atividades de outras secretarias. A gestão agradece à Aiba, reconhecendo o esforço que tem sido feito para a melhoria das comunidades rurais”, pontuou a secretária Cátia Alencar.

Esta é a segunda doação realizada só neste ano. Recentemente a Associação dos Peque nos Produtores Rurais do Retiro e São Vicente também foi contemplada com equipamentos cedidos pela parceria do Iaiba e pela Fundação Solidariedad. O objetivo, segundo a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, é ampliar ações de sustentabilidade na região e apoiar as instituições inseridas na APA, a fim de fomentar o desenvolvimento socioambiental das mesmas.

Plano de Manejo – A elaboração do Plano de Manejo da APA do Rio de Janeiro consiste no cumprimento de etapas como diagnóstico, zoneamento econômico/ecológico e planejamento de ações voltadas para as comunidades locais.  Todas as ações e estudos para a construção do Plano de Manejo foram conduzidas pela empresa Greentec Tecnologia Ambiental, tem a supervisão do governo do Estado, por meio da Diretoria de Unidade de Conservação do Inema, conta com o apoio do Instituto Aiba,  e foi financiada pela Fundação Solidaridad e Idh (The Sustainable Trade Initiative). As ações iniciais de construção do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação tem previsão de serem concluídas até Dezembro de 2018.

A APA da Bacia do Rio de Janeiro é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que tem como objetivo ordenar e disciplinar as atividades humanas, proteger a diversidade biológica, valorizar as belezas naturais e incentivar o turismo ecológico. Essa área ambiental ocupa aproximadamente 350 mil hectares.

Dircom / Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.