Manhã de festa para os 265 estudantes da Escola Municipal Antônio Machado, na comunidade de Vau do Teiú, localizado a 40 km da sede de Barreiras. Nesta terça-feira (24), os estudantes, professores e a direção da unidade escolar, situada no perímetro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, receberam equipamentos novos, doados para a unidade como parte das ações do Plano de Manejo da APA da Bacia do Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Aiba (Iaiba) e a Fundação Solidariedad, que contempla instituições inseridas naquela área de abrangência – dentro da unidade de conservação de gestão do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema). A escola recebeu um retroprojetor, uma tela retrátil, uma câmera digital, um notebook, uma impressora multifuncional, uma caixa de som amplificadora, oito cadeiras e duas mesas.
“Toda parceria que traz benefícios para a comunidade e para a escola é bem vista pela gestão pública municipal. Estes equipamentos serão utilizados no desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, na melhoria das aulas e na possibilidade da própria comunidade utilizar a escola para outros fins, como reuniões da associação e atividades de outras secretarias. A gestão agradece à Aiba, reconhecendo o esforço que tem sido feito para a melhoria das comunidades rurais”, pontuou a secretária Cátia Alencar.
Esta é a segunda doação realizada só neste ano. Recentemente a Associação dos Peque nos Produtores Rurais do Retiro e São Vicente também foi contemplada com equipamentos cedidos pela parceria do Iaiba e pela Fundação Solidariedad. O objetivo, segundo a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, é ampliar ações de sustentabilidade na região e apoiar as instituições inseridas na APA, a fim de fomentar o desenvolvimento socioambiental das mesmas.
Plano de Manejo – A elaboração do Plano de Manejo da APA do Rio de Janeiro consiste no cumprimento de etapas como diagnóstico, zoneamento econômico/ecológico e planejamento de ações voltadas para as comunidades locais. Todas as ações e estudos para a construção do Plano de Manejo foram conduzidas pela empresa Greentec Tecnologia Ambiental, tem a supervisão do governo do Estado, por meio da Diretoria de Unidade de Conservação do Inema, conta com o apoio do Instituto Aiba, e foi financiada pela Fundação Solidaridad e Idh (The Sustainable Trade Initiative). As ações iniciais de construção do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação tem previsão de serem concluídas até Dezembro de 2018.
A APA da Bacia do Rio de Janeiro é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que tem como objetivo ordenar e disciplinar as atividades humanas, proteger a diversidade biológica, valorizar as belezas naturais e incentivar o turismo ecológico. Essa área ambiental ocupa aproximadamente 350 mil hectares.
Dircom / Ascom Aiba
Deixe um comentário