Governo Federal debate fomento às florestas plantadas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Governo Federal debate fomento às florestas plantadas

govA estruturação de uma área para tratar sobre florestas comerciais dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi um dos principais temas tratados entre o governo e o setor privado durante reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, na última terça-feira (10), em Brasília (DF). Estiveram presentes os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República(SAE/PR), Marcelo Neri.

Com a definição do Mapa como o órgão responsável pela gestão das políticas para o setor, autoridades e técnicos da pasta estão finalizando a estrutura de uma área específica para tratar do tema, como a secretaria responsável e as ações de fomento. Entre as medidas de estímulo previstas, destacam-se investimentos em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além de crédito exclusivo destinado ao plantio de florestas.

“Desde a época em que era secretário de Política Agrícola desta casa e agora como ministro, as ações encaminhadas para a Casa Civil, para o Planejamento (Mpog) e para a Fazenda (MF) sempre estiveram em sintonia fina com quem produz, e com as florestas plantadas não vai ser diferente. As políticas que serão implementadas estarão em conformidade com o segmento”, explicou o ministro Neri Geller.

Atualmente, os financiamentos para o plantio de florestas comerciais são realizados pelo Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Plano Agrícola e Pecuário. As taxas de juros para a safra 2014/15 variam entre 4,5% e 5%, com limite de empréstimo de até R$ 3 milhões por beneficiário e prazo de pagamento de 15 anos (sendo seis de carência).

Fonte: Ascom Mapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também