Em encontro com o governador, agricultores do Oeste baiano reivindicam melhorias para a região

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Em encontro com o governador, agricultores do Oeste baiano reivindicam melhorias para a região

O governador Rui Costa entregou, no último sábado (21), a BA-225, no trecho que liga a BR-135 ao distrito da Coaceral, totalmente restaurada. A via é umas das mais importante para o escoamento da produção agrícola da região, mas há tempos não passava por manutenção, dificultando a logística e onerando o frete dos produtos, além de colocar em risco a vida de quem por ela trafegava. A intervenção é uma reivindicação antiga da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ao governo do Estado.

Ao todo, aproximadamente 215 mil pessoas foram beneficiadas com a obra, que custou cerca de R$ 13 milhões aos cofres públicos. A recuperação deste trecho vai melhorar a vida de gente como Nivan Santiago, motorista do transporte escolar, que passa diariamente pelo local. “Eram tantos buracos na pista que sempre tinha carreta quebrada. Agora, a realidade vai ser outra, vai melhorar muito, além de representar uma economia de tempo e dinheiro para os donos de veículos, pois não tem mais negócio de pneu estourado, carro quebrado, e o trecho que a gente fazia em mais de três horas, agora se faz em 50 minutos”, relatou.

Os quase 80 quilômetros da rodovia receberam Tratamento Superficial Simples (TSS), mas o governador já anunciou que, ainda neste ano, o mesmo trecho vai ganhar uma pavimentação mais resistente: o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), um pavimento com uma durabilidade maior. “É um compromisso que temos com o Banco Mundial para fazer várias estradas com vida útil maior. Como aqui transita muitos caminhões pesados vale à pena. Para tanto, pedimos aos produtores que nos ajude no controle das cargas para que não exceda o máximo permitido”, disse.

 

Novas Demandas

O evento foi palco, ainda, de novas reivindicações. Os produtores rurais aproveitaram o encontro com o governador para apresentar a ele mais demandas da categoria. Os dirigentes da Aiba, Abapa, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Aprochama e Cooperfarms entregaram um ofício a Rui Costa.

O documento, assinado conjuntamente, solicita atenção especial do governador no que diz respeito ao combate à grilagem de terras, ao reforço à segurança pública, ao déficit de energia elétrica e à construção do rodoagro – um corredor viário que ligará a BA-459 (Anel da Soja) à BA-225 (Coaceral), cujo convênio já foi assinado entre a Aiba e o governo do Estado.

“A intenção deste documento entregue pelas cinco entidades representativas do agronegócio local é solicitar a ajuda do poder público no enfrentamento a sérios problemas que o setor enfrenta, além de viabilizar a execução de uma importante obra de infraestrutura, que precisa apenas sair do papel. Entregamos essas reivindicações ao governador e vamos marcar uma audiência nos próximos dias para aprofundar as discussões”, explicou o presidente da Aiba, Celestino Zanella.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também