A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alterou a data do segundo leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) de algodão de quinta, dia 23, para sexta, dia 24. O novo edital mantém a oferta total de prêmios em 375 mil toneladas, mas altera a distribuição entre os Estados. O prêmio deve ser divulgado até dois dias antes do leilão.
A oferta de prêmios para São Paulo foi elevada em 500 toneladas, para 1,5 mil toneladas. No pregão passado, produtores do Estado não arremataram nada do apoio ao escoamento oferecido. A Conab aumentou em 2,8 mil toneladas a oferta ao Maranhão, para 6,8 mil toneladas.
Enquanto isso, houve redução na oferta de prêmios em Mato Grosso (2 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (300 toneladas), Piauí (500 toneladas) e Tocantins (500 toneladas). Com isso, passam a ser ofertados prêmios para escoamento de 218 mil toneladas em Mato Grosso, 13,7 mil toneladas em Mato Grosso do Sul, 6,8 mil toneladas no Maranhão e 4,5 mil toneladas no Tocantins.
Para Bahia, Goiás e Minas Gerais, a oferta foi mantida respectivamente em 105 mil toneladas, 18 mil toneladas e 6 mil toneladas.
O escoamento da pluma poderá ser feito para qualquer localidade diferente do Estado de plantio. Mas existe a possibilidade de a venda ser realizada dentro do mesmo Estado, desde que se comprove que o algodão foi adquirido para subsequente transformação em fio ou tecido por uma indústria de fiação. No primeiro leilão, foram arrematados prêmios para 498 mil toneladas, o equivalente a 99,40% da oferta.
Fonte: Canal Rural
Deixe um comentário