Mapa divulga documento com definições sobre áreas de refúgio

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Mapa divulga documento com definições sobre áreas de refúgio

mapaFoi divulgada na última segunda-feira (20), pelo Ministério da Agricultura (Mapa), uma ata da última reunião do Grupo Técnico-Científico sobre Manejo de Resistência de Insetos-Praga a proteínas Bt (GTMR), que analisa as áreas de refúgio para as culturas transgênicas. O encontro aconteceu no dia 10 de outubro, em Brasília (DF), entre especialistas indicados pela Portaria 953/14.

Entre os principais itens afirmados estão as decisões sobre alguns princípios e orientações gerais para a definição das recomendações técnicas para áreas de refúgio.

Com relação às recomendações de percentuais em vigor, conforme as empresas detentoras das biotecnologias, o GTMR entendeu que, de uma forma geral, elas estariam adequadas para a próxima safra. A recomendação técnica para a cultura do milho na safra 2014/2015, para todas as tecnologias, foi de 10% da área para refúgio, no mínimo. Para a soja recomenda-se atualmente uma área de refúgio de, no mínimo, 20%. No que se refere à cultura do algodão, a recomendação das empresas ainda não foi padronizada, mas a mais adequada para a cultura, segundo o grupo, seria de 20% de área de refúgio, com aplicação de inseticidas na área quando o índice de infestação atingir 25%.

As próximas reuniões do GTMR estão previstas para os dias 6 de novembro e 1º de dezembro de 2014.

Fonte: Canal Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.