O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande realizou no dia 07/05, sua XXI Plenária Ordinária no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), em Barreiras. O encontro, que teve como objetivo discutir aspectos referentes ao desenvolvimento do plano de bacia e da gestão ambiental e de recursos hídricos da Bahia, serviu também para ouvir as propostas de agenda para 2015. O evento contou com a participação do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, do Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro, do Diretor de Águas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Bruno Jardim, do presidente do Comitê, Paulo Baqueiro, além de representantes da sociedade civil.
Na ocasião, Spengler destacou a elaboração do plano de bacia da região, já contratado pelo Estado. “Estamos na fase de discussão do diagnóstico, e projetando o prognóstico que são as ações que serão desenvolvidas para melhorar a qualidade da gestão de recursos hídricos, tendo em vista a importância da preservação das matas ciliares, recuperação de áreas degradadas, do manejo mais adequado do solo e da biodiversidade”, afirmou.
O titular da Sema afirmou ainda que, além das questões referentes do plano de bacia – que prevê a recuperação de áreas degradadas, o cadastro ambiental rural, a regularização ambiental nas atividades na propriedade rural, e a autorga de uso de recursos hídricos – foram discutidos também a cobrança do uso da água, a criação da agencia de bacia hidrográfica, e uma série de outras ações para melhoria na qualidade de gestão. “As questões referentes aos recursos hídricos necessitam ser aprofundadas cada vez mais, e é de fundamental importância que estejamos próximos a essas iniciativas”.
Para Bruno Jardim, a qualidade das discussões é outro ponto que merece destaque. “A gestão do uso da água é de responsabilidade de todos. Queremos discutir o modelo de desenvolvimento de todas as bacias hidrográficas do estado, sempre em parceria com os respectivos Comitês de Bacia”.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande ressaltou a importância de uma agenda de trabalho em comum com a Sema e o Inema. ”A presença do Secretário engrandece o processo, e nos permite ter discussões mais ricas e proveitosas”, afirmou, destacando a importância das ações de conservação ambiental. “Nosso objetivo comum é permitir que todos usufruam da Bacia, sempre de forma sustentável”, finalizou.
Fonte: Ascom Sema
Deixe um comentário