No evento, que começa nesta segunda- feira (31), os dirigentes das entidades coordenadoras e parceiras do Soja Plus – Aprosoja MT, Abiove, Famasul, Famato, Faemg, Aiba, Banco do Brasil e Universidade Federal de Viçosa (UFV) – apresentarão os resultados de cursos, palestras, dias de campo e visitas técnicas relacionadas às linhas temáticas do programa: saúde e segurança no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social. O evento está sendo realizado em Campo Grande (MS) e são esperados cerca de 250 participantes.
O Soja Plus faz um diagnóstico completo da fazenda com 180 indicadores de desempenho ambiental, social e econômico. Quatro produtores, cujas propriedades atendem com um grau de excelência a esses indicadores, serão homenageados no seminário.
O Prêmio Excelência em Gestão da Propriedade Rural será entregue a Luis Henrique Luft, de Camapuã, e a Luis Evandro Loeff, de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul. Também receberão o prêmio dois produtores de Mato Grosso: Sidney Luiz de Matias Haas, de Querência, e Lenice Gazola, de Sorriso.
As fazendas premiadas foram escolhidas entre as 1.200 propriedades que recebem assistência técnica individualizada no Soja Plus e alcançaram uma evolução anual mais significativa. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, respectivamente primeiro e quinto maiores produtores nacionais de soja, foram os dois primeiros estados participantes do programa.
O Soja Plus investiu, desde 2011, R$ 12 milhões em cursos, palestras, dias de campo, ferramentas para a melhoria da gestão das fazendas, assistência técnica individual e personalizada. O programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural está implantado em quatro estados – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Já foram capacitados em cursos técnicos 5 mil produtores, dos quais 1.200 recebem assistência técnica individual. Em volume de soja, essas fazendas atendidas, e que são verificadas regularmente, perfazem cerca de 6 milhões de toneladas de soja em 2 milhões de ha cultivados.
Fonte: Ascom Abiove
Deixe um comentário