Começa a colheita do café na Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Começa a colheita do café na Bahia

cafe2O café plantado no Oeste da Bahia está sendo colhido com expectativa de produtividade em torno de 26.121 toneladas. Este número representa um crescimento de 3,17% em relação à safra anterior, segundo dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Até o fim de maio a colheita deverá ser concluída.

Com um relevo plano e cortado por diversos rios, o Oeste da Bahia possui 14.704 hectares plantados em um sistema totalmente irrigado, o que permite ao agricultor ter um maior controle sobre o ciclo produtivo da planta, resultando em um café de melhor qualidade e sabor. A geografia também contribui para o desenvolvimento de uma colheita mecanização, o que dinamiza e barateia o processo.

Atualmente, são plantadas no Oeste da Bahia, as espécies de café arábica e conilon, que têm como destino o mercado interno e a exportação. Países como Estados Unidos e Japão já recebem o café baiano.

Em março, a qualidade do café do Oeste foi reconhecida com durante a 23ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para “Espresso”. O produtor Glauber de Castro (Fazenda Café Rio Branco) ganhou na categoria Regional Norte Nordeste.

“Esse prêmio é a oportunidade de mostrar para toda a Bahia e para as demais regiões produtoras que, no Cerrado baiano, também se produz café com alta qualidade”, disse Glauber, vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia – Abacafé.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.