Adab estabelece Grupo de Trabalho para prevenir riscos de introdução de pragas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Adab estabelece Grupo de Trabalho para prevenir riscos de introdução de pragas

foto-aibaAgir preventivamente para minimizar os riscos de introdução de pragas quarentenárias, presentes ou ausente, é o objetivo do Grupo de Trabalho em Análise de Risco de Pragas (GTARP) criado pela Agência de defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). A reunião ocorrida no dia 29,  na sede da Agência em Salvador, foi o ponto de partida para o trabalho que ainda visa a implantação do laboratório para recebimento, triagem e identificação de pragas.

O grupo tem como coordenador o engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Adab, Raimundo José Ferreira, que também é o idealizador do projeto. O GTARP será formado por coordenadores de programas e coordenadores ou representantes das 15 regionais e terá como QG a estrutura física da Adab em Jequié.

“O grupo é pioneiro no Brasil e irá desenvolver um banco de dados sobre pragas quarentenárias e potencialmente quarentenárias associadas às culturas, estabelecer as possíveis vias de acesso, bem como estabelecer metodologias a serem seguidas nos trabalhos de campo, seja para prospecção e prevenção”, esclarece o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, lembrando que ainda vai coibir a expansão de Pragas Não Quarentenárias Regulamentadas (PNQR).

Para o diretor geral, Paulo Emílio Torres, a Agência está favorecendo o controle fitossanitário e evitando os prejuízos econômicos gerados com a introdução de pragas, como foi o caso da Helicoverpa armígera nas lavouras de soja, algodão e milho do oeste baiano. “As recentes introduções de pragas no estado refletem o risco que a o agronegócio baiano está exposto. Precisamos estar preparados e agir preventivamente é a solução para evitar os danos irreparáveis às cadeias produtivas”, esclareceu Torres.

A Análise de Risco de Pragas (ARP) é um instrumento oficial utilizado para salvaguardar o agronegócio nacional das possíveis introduções de pragas.

Fonte: Ascom Adab

Foto: Divulgação Ascom Adab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.