CMN aprova renegociação de dívidas de produtores rurais

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > CMN aprova renegociação de dívidas de produtores rurais

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em reunião extraordinária nessa quarta-feira (14), a renegociação de dívidas de produtores rurais do Matopiba, Centro-Oeste e Espírito Santo que tiveram perdas em decorrência de fatores climáticos. A decisão permite a renegociação das operações com vencimento em 2016, tanto parcelas vencidas como as que vão vencer até o fim deste ano, inclusive aquelas já prorrogadas pelo CMN.

A confirmação já era aguardada pelo presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, que se reuniu, em Brasília, com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Gueller, no dia 30 de agosto, para solicitar a intervenção do Mapa junto ao CMN. 

“Essa era uma luta conjunta das entidades de classe. A Aiba, assim como a Aprosoja, Abrapa, Abramilho e CNA reivindicavam a renegociação, mas encontramos resistência por parte do Conselho Monetário. Quero agradecer ao ministro Blairo Maggi e ao secretário Neri Geller pelo empenho nesta causa”, disse. 

Com a medida, os financiamentos de custeio e investimento vão ser revistos para agricultores das regiões citadas. Apenas no Centro-Oeste, a renegociação vai ser só para dívidas de investimento. Para custeio, o prazo de reembolso é de até cinco anos. Já investimento e parcelas de custeio prorrogadas anteriormente, a nova prorrogação é para até um ano após o vencimento do contrato.

Confira a resolução completa aqui.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.