Base do Grupamento Aéreo da PM reforça segurança no oeste

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Base do Grupamento Aéreo da PM reforça segurança no oeste

A primeira etapa da Base Avançada do Grupamento Aéreo (Bavan/Graer) foi inaugurada pelo governador Rui Costa em Barreiras, no oeste da Bahia, nesta sexta-feira (17). Localizada ao lado do Aeroporto do município, a unidade dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento.

Fazem parte da estrutura um helicóptero, dois helipontos, um hangar e sede com alojamento para os policiais, sala de capacitação e dependências administrativas. “A função desse equipamento não é apenas cuidar do combate a crimes organizados, mas apoiar a polícia na segurança das cidades e da zona rural. Este helicóptero chega em até 20 minutos a várias cidades da região. Ainda vamos trazer alguns equipamentos e adequar a pista, para que um avião também possa fazer o pouso e vir diretamente para a Base Avançada”, afirmou o governador Rui Costa, ao inaugurar a Bavan.

O espaço foi erguido e equipado por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre o governo do Estado e os produtores rurais da região, através do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), e é o primeiro ponto fixo de apoio do Graer no interior do estado. Na ocasião, o governador ainda entregou 24 viaturas e quatro motocicletas para as polícias Militar e Civil. O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e outras autoridades também participaram do evento.

O presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) e também do Prodeagro, Celestiano Zanella, aprovou a parceria para a construção do Graer. “A parceria é um modo que os produtores acharam de construir alguma coisa, já que sozinho tínhamos algumas dificuldades, e o Estado, sozinho, também tinha. Isso quer dizer que estamos colaborando para que o produtor possa produzir com mais tranquilidade e que os moradores da cidade e da zona rural também tenham mais tranquilidade. O objetivo é bastante simples. Acredito que obras deste tipo vão possibilitar outras parcerias”.

Comandante da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Barreiras, major Wartman, observou que a região é cortada por duas grandes rodovias. “Nós temos aqui a BR-242 e a BR-020, com fluxo intenso, inclusive de caminhões pesados durante a colheita da produção agrícola, e fazemos divisa com os estados de Goiás, Piauí e Tocantins. A presença do Grupamento Aéreo vai agregar um valor muito grande à segurança pública da região”, pontuou.

Para o comandante do helicóptero do Graer, major Wildnei Rocha, “por ser uma área de fronteiras e de mata, o Graer vai dar um apoio muito maior às viaturas em terra, devido à mobilidade. A base dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento”.

 

Com informações da Secom-Ba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.