Aumenta o número de queimadas na Bahia e Coelba faz alerta 

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aumenta o número de queimadas na Bahia e Coelba faz alerta 

Incêndios podem danificar equipamentos do sistema elétrico e provocar interrupções no fornecimento de energia

Em julho, o oeste baiano registrou grande número de queimadas, a exemplo da que ocorreu no dia 21, às margens da BR-242, em que a fumaça causou um acidente com veículo, no trecho de Luís Eduardo Magalhães. Em agosto, as projeções ainda preocupam, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), pois já são 332 focos registrados em todo o estado, o que representa 76% a mais que no mesmo período do mês anterior. Por isso, a Coelba reforça alerta para evitar queimadas, já que podem danificar o sistema elétrico e provocar interrupções no fornecimento de energia.

O manejo agrícola com uso do fogo aumenta o risco desse tipo de ocorrência. Os danos ambientais são incalculáveis, com perda de vegetação, morte de animais silvestres e poluição do ar. Somado a isto, o fornecimento de energia pode ser afetado.

A companhia elétrica alerta que os incêndios florestais, quando próximos à rede elétrica, podem provocar a interrupção no fornecimento de energia, mesmo que as chamas não atinjam os cabos diretamente, o fogo pode provocar curtos-circuitos devido ao efeito arco voltaico, uma grande carga elétrica produzida pelo calor da queimada e campo ionizado em volta dos fios.

“O calor e a fuligem tornam o ar capaz de conduzir corrente elétrica entre a fiação e o solo, ou entre os cabos da linha de transmissão. Isto provoca o desligamento da linha e a interrupção do fornecimento. O calor e o fogo também podem provocar danos nos cabos e postes da rede elétrica”, explica Geovani Braga, gerente de Operações do Setor Oeste da Coelba.

A Coelba lembra que se deve evitar o plantio dentro da faixa da linha de transmissão, assim como realizar a colheita manual com o uso do fogo. A orientação é que os agricultores deem prioridade à colheita mecânica.

 

Para a segurança de todos 

O decreto 2.661, de julho de 1998, proíbe a realização de queimadas em áreas que ficam a pelo menos 15 metros de distância de linhas de transmissão e distribuição e, no mínimo, 100 metros afastadas das subestações. Não é permitido ainda plantar em áreas até cinco metros das redes de distribuição.

Para evitar as queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia, a Coelba reforça algumas dicas: 

– Não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;

– Apague com água as fogueiras em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

– Não jogue pontas de cigarro acesas em acostamentos de rodovias ou regiões de matas;

– Não faça queimadas para limpar pastagens ou áreas de plantações;

– Caso um foco de incêndio atinja a rede elétrica e seja identificado, não deve ser apagado com água. O mais seguro é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Entre em contato também com a Coelba através do número 116.

Fonte: Coelba e INPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também