Produtores associados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), situados na microrregião de Roda Velha, município de São Desidério, participaram entre os dias 11 e 12 de fevereiro, de um Curso de Classificação de Grãos, que destacou a importância da classificação e padronização como requisitos técnicos e legais para a comercialização de soja e milho, e essenciais para o controle de qualidade no processo pós-colheita.
Ministrado pela equipe do Núcleo de Agronegócios da Aiba em parceria com o Programa AgroPlus Bahia, durante o curso, os participantes conhecem sobre a base normativa e os padrões oficiais de identidade e de qualidade, além de critérios, como classificação aos impactos práticos em recebimento, armazenagem, segregação e expedição de grãos. Já na parte prática, são realizadas avaliações de amostras, enquadramento de lotes e preenchimento de laudos.



O curso é direcionado a gerentes, técnicos e encarregados de armazéns, e contribui para decisões mais assertivas com base em conformidade, mitigação de descontos comerciais e maior previsibilidade no fluxo de armazenagem e expedição.
Assessoria de Imprensa Aiba – 18.2.2026