Aprovada proposta que amplia isenção de ITR para área rural atingida por calamidade

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aprovada proposta que amplia isenção de ITR para área rural atingida por calamidade

ITR-capaRegra vale para propriedades que tiveram perdas de safra ou em destruição de pastagens

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou no início de setembro o Projeto de Lei 3083/12, do Senado, que altera regra sobre o desconto no valor do Imposto Territorial Rural (ITR) para propriedade atingida por calamidade pública que resulte em perda de safra ou em destruição de pastagens.

Atualmente, a lei do ITR (9.393/96) não define a data para o início da incidência desse desconto. A Receita Federal, no entanto, tem considerado sua validade a partir da data de publicação do decreto oficial de calamidade pública. O projeto permite que o desconto seja aplicado para período anterior ao decreto.

A relatora na comissão, deputada Tereza Cristina (PSB-MS), defendeu a aprovação da proposta e entendeu não haver implicação da matéria com aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, sem caber pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária.

“Quanto ao mérito, a proposição em tela merece prosperar, tendo em vista que além de fazer justiça fiscal com os produtores rurais, contribui para a segurança jurídica”, disse a parlamentar.

Fonte: Uagro (Com informações da Agência Câmara Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também