Aiba participa de Encontro Nacional de Comitês de Bacias em Foz do Iguaçu

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > 2022 > Aiba participa de Encontro Nacional de Comitês de Bacias em Foz do Iguaçu

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias (ENCOB), realizado em Foz do Iguaçu (PR), de (22) a (26). O Evento conta com representantes do setor agrícola de comitês de bacias hidrográficas da Bahia e de outros estados. Mesas redondas, oficinas e apresentações marcam o evento que reforça sobre a eficiência da agricultura brasileira em relação à gestão e uso dos recursos hídricos, com destaque para a Irrigação.

Representando a associação e o Comitê da Bacia do Rio Grande, o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto participa da programação. “Essa é uma oportunidade do setor agrícola contribuir com o debate sobre gestão compartilhada dos recursos hídricos, e com ampliação da representatividade do setor há uma demonstração de que o setor agrícola está interessado em propor as melhorias necessárias para eficiência da governança hídrica”, disse Eneas.

Partindo da temática central ‘Gestão das águas uma responsabilidade de todos’, o evento contempla outras pautas principais como: A gestão de recursos hídricos e mudanças climáticas, Pagamento por serviços ambientais, Mediação de conflitos e a implementação da cobrança sobre o uso da água. 

A programação destacou a apresentação da representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, que abordou a importância da irrigação e os casos de sucesso na gestão da água. Também presente no encontro, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras e presidente da Comissão Nacional de Irrigação, David Schmidt, ressaltou que “o produtor rural deve participar das decisões sobre a governança, de modo a garantir a ampliação da irrigação com segurança hídrica, uma vez que o setor já tem dado uma contribuição de forma direta para a manutenção dos recursos hídricos”, declarou David.

Durante o evento, foi realizada a reunião do Fórum Baiano do Comitê de Bacias, que envolve mais de 12 comitês, com destaque para os comitês do Grande e do Corrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.