Aiba participa de encontro da Rede Nacional de Agricultura Irrigada em Brasília

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba participa de encontro da Rede Nacional de Agricultura Irrigada em Brasília

Irrigação é um tema importante para a agricultura, e para alinhar estratégias estruturantes e sustentáveis na realização da prática agrícola no Brasil, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), representada pelo 2º vice-presidente, Seiji Mizote e pelo gerente de sustentabilidade, Eneas Porto, participou do quarto encontro da Rede Nacional de Agricultura Irrigada (RENAI), na quarta-feira (7), na sede da Aprosoja Brasil, em Brasília-DF.

O encontro que reuniu entidades ligadas a irrigação, associações, sindicatos, polos de irrigação e representantes da indústria, tinha como objetivo criar um documento com as principais demandas da agricultura irrigada no país, para ser entregue aos parlamentares.

O evento contou com a participação de deputados e senadores, além do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, aclamado como sócio benemérito da Rede. Paolinelli, foi indicado ao prêmio Nobel da Paz, em 2021, devido a sua honrosa atuação estratégica para a segurança alimentar mundial tornando o Brasil responsável por alimenta 1 a cada 5 pessoas no mundo. O ex-ministro enfatiza que “a irrigação é responsável não só por ampliar a produção de alimentos, mas também, por melhorar a sua qualidade“.

Ainda de acordo com a agenda, a comitiva realizou uma visita à sede da Embrapa Cerrado, no qual, conheceram as principais pesquisas da área de irrigação e as vitrines no campo experimental. Para Eneas Porto a pesquisa e tecnologia são grandes aliadas que unificadas, permitirá a irrigação aumentar a eficiência no uso da água. “A agricultura irrigada brasileira já é referência em sustentabilidade, a ideia é podermos aprimorar ainda mais a utilização desse recurso”, afirma.

Na sequência, o grupo se encaminhou para a sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), onde na ocasião conversaram sobre os Polo de Irrigação do Oeste da Bahia, criado pelo MDR em 2019, no qual a Associação faz parte, e participaram do lançamento do livro, “Desafios da Eficiência na Irrigação”.

De acordo com o 2º vice-presidente da Aiba, Seiji Mizote, a Associação ao longo dos anos tem uma atuação importante da defesa da agricultura. “Aiba tem buscado contribuir de forma efetiva e estratégia no desenvolvimento da agricultura irrigada”, declara.

Também fizeram parte da comissão representado o oeste baiano, o presidente do Sindicato dos Produtores Ruais de Barreiras e coordenador do Polo de Irrigação Oeste da Bahia, David Schmidt e o representante da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Miguel Prado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também