Aiba marca presença no II Cacauicultura 4.0

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba marca presença no II Cacauicultura 4.0

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participou do “II Cacauicultura 4.0 – A Nova Era”, maior encontro de produtores, pesquisadores e interessados na cultura cacaueira da região Oeste da Bahia. O evento foi realizado entre os dias 23 e 24 de março, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, em Barreiras, e agregando ainda mais informações, em um segundo momento houve, houve um dia de campo na empresa Bio Brasil Mudas, em Riachão das Neves. 

O evento contou com uma programação recheada de palestras e mesas redondas com especialistas que impulsionaram a discussão sobre a expansão da cultura cacaueira no Cerrado baiano. “O evento passa um pouco desse conhecimento e know how da nova cacauicultura, que conseguimos implantar aqui no Cerrado baiano. Lembrando, o que está sendo feito aqui, hoje, já é realidade essa expansão a nível nacional. Então, acreditamos que realmente é uma nova era da cacauicultura e nós estamos conseguindo fazer a diferença com toda a tecnologia aplicada aqui na região. Hoje temos a certeza que a produção de cacau veio para ficar”, afirma o produtor rural e vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt. 

No primeiro dia do evento, a Aiba em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Cargill, lançaram o “Programa Cacau Produtivo”, que tem como objetivo orientar o produtor de cacau da região na gestão do seu empreendimento quanto às relações trabalhistas, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente e construções rurais. E para tornar a produção cacaueira mais sustentável e contribuir com a boa imagem do agronegócio brasileiro em nível nacional e internacional, através do programa será apresentado boas práticas na produção agrícola na cadeia da cacauicultura. 

O gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, fala sobre a implantação do projeto. “O programa contempla as propriedades que produzem cacau no Oeste da Bahia, a fim de que os produtores rurais se adequem e estejam preparados para uma certificação, nesse caso, especificamente no cacau”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também