Aiba Itinerante chega à Comunidade de Novo Horizonte

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba Itinerante chega à Comunidade de Novo Horizonte

Segunda comunidade agrícola a receber, neste ano, a caravana da Aiba, a localidade de Novo Horizonte, na Estrada do Café, foi sede da reunião entre presidência e associados da entidade. O objetivo do encontro, que acontece anualmente, é conhecer as demandas de cada comunidade e apresentar as ações da Associação, tanto no âmbito institucional quanto no político.

Na região, o assunto que predominou foi estradas. Os agricultores locais reivindicaram melhorias, já que no período chuvosa o acesso às fazendas é dificultado. Além disso, as condições inadequadas de escoamento impactam negativamente no preço da produção agrícola. Também entraram na pauta de discussão temas como Funrural, Programa Fitossanitário, Soja Plus e o Estudo Hídrico do Aquífero Urucuia.

“Queremos entender mais sobre isso, para poder cobrar, junto aos órgãos competentes, as outorgas de captação de água no Rio Branco, que foram solicitadas há tempos e que atendem os requisitos legais, mas que os processos permanecem parados, sem qualquer posicionamento. E os questionamentos de muitos agricultores não são apenas em relação ao uso de pivôs, mas também dos poços. Não há um critério claro, pois para uns são concedidos, enquanto para outros não”, pontuou Roberto Müller, presidente da associação local.

O presidente da Aiba, Celestino Zanella, disse que a entidade tem estreitado laços com governo, promovendo reuniões com titulares de vários órgãos para cobrar os pleitos da categoria. “Temos ido a Salvador e a Brasília com frequência, e também temos recebido muitos deles em Barreiras para tratar a infraestrutura da região, de um modo geral. Na pauta, estrada, energia, cascalheiras, etc… Considero que avançamos em muitas parcerias. Em relação às estradas, especificamente, temos uma boa notícia: o governador Rui Costa anunciou que para cada real que colocarmos no Prodeagro o governo colocará valor equivalente. Isso nos permitirá fazer algumas estradas”, informou.

A reunião contou, ainda, com a participação de representantes do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, que reforçou a necessidade da adesão dos agricultores ao combate à Ferrugem da Soja. Material informativo foi distribuído aos participantes, a fim de ampliar o alcance da campanha.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também