Aiba e ABA iniciam capacitação para pilotos agrícolas em Luís Eduardo Magalhães

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba e ABA iniciam capacitação para pilotos agrícolas em Luís Eduardo Magalhães

Para reforçar o combate aéreo a incêndios no Cerrado baiano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a ABA Manutenção de Aeronaves iniciaram, nesta segunda-feira (11), em Luís Eduardo Magalhães, um curso de capacitação para pilotos agrícolas. A iniciativa reúne 38 participantes e conta com apoio do Programa Agroplus Bahia, Prodeagro, Abapa, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Governo do Estado e Grupo Franciosi.

O treinamento, com carga de 30 horas, inclui conteúdos como comportamento do fogo, agentes extintores, padrões de lançamento e estratégias de combate, sempre priorizando segurança e eficiência. “O uso da aviação agrícola no combate a incêndios é permitido por lei e essencial para conter focos durante o período seco, atuando de forma integrada às forças de combate”, destacou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Brasil tem a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo com cerca de 2.700 aeronaves agrícolas, e o Oeste da Bahia tem a quinta maior frota do país, com aproximadamente 200 aeronaves. “A conversão dessas aeronaves para uso no combate a incêndios e a preparação dos pilotos são um serviço de utilidade pública para a região”, reforçou Gustavo Monastério, engenheiro técnico da ABA Manutenção de Aeronaves.

O curso é ministrado pelos instrutores Mônica Sarmento e Comandante Sepé Barradas, e aborda técnicas modernas, protocolos de segurança e integração com brigadas terrestres. “Um trabalho conjunto e integrado que transforma o combate aéreo aos incêndios em uma ação efetiva e estratégica, se bem executada”, diz a instrutora Mônica Sarmento.

A parte prática do curso, conduzida pelo Comandante Sepé Barradas, inclui voos e demonstrações operacionais. “O piloto agrícola atua como uma ferramenta que auxilia as equipes terrestres, ajuda na mitigação do calor e aumenta a eficiência do combate”, afirmou o instrutor e Comandante Sepé.

O curso segue até quinta-feira (14) com simulações práticas, e a cerimônia de certificação será realizada na sexta-feira (15), com a presença de autoridades e parceiros.

Assessoria de Imprensa Aiba – 11.8.2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também