Acadêmicos da UFOB visitam instalações do Centro de Análise de Fibra da Abapa

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Acadêmicos da UFOB visitam instalações do Centro de Análise de Fibra da Abapa

Os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barra, participaram no início deste mês, no dia 4, de uma aula prática sobre qualidade intrínseca da fibra de algodão nas instalações do Centro de Análises de Fibra da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães (BA). Recepcionados pelo coordenador do laboratório, Sérgio Brentano, eles percorreram as instalações do que é considerado o maior laboratório deste tipo da América Latina.

Com o início da colheita do algodão no oeste da Bahia, os cotonicultores da região começaram a encaminhar as amostras da fibra para análise e classificação por meio de modernos equipamentos chamados de High Volume Instruments (HVI), que analisa características intrínsecas do algodão, essenciais para avaliação do setor têxtil durante o processo de comercialização, como: alongamento, resistência, uniformidade, dentre outras. A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil e prevê uma colheita de 1,2 mil toneladas em capulho na safra 2017/2018.

A atividade, realizada dentro da disciplina “Cultivos Agrícolas II”, ministrada pela professora Mirian Nogueira, agradou aos estudantes que conferiram de perto o funcionamento dos equipamentos e também a sala de classificação visual, cuja análise é baseada em padrões mundiais para análise do algodão. “Com a aula prática pudemos complementar o conhecimento na prática da cultura do algodão e o entendimento das características que estão relacionadas com a qualidade da fibra de algodão”, reforçou a professora do curso.  

Os acadêmicos da UFOB também participaram do Dia de Campo do Algodão, no último sábado (7), no Campo Experimental da Fundação Bahia, onde puderam conhecer as principais tecnologias em cultivares do mercado agrícola para o setor de algodão. O evento, organizado pela Abapa, Fundação Bahia e Embrapa, reuniu cotonicultores, consultores, profissionais e estudantes da área se aprofundaram em temas que visam incrementar a produtividade no campo e buscar maior qualidade da fibra para o mercado consumidor. A Para conhecer mais sobre as ações da Abapa, acesse o site: www.abapa.com.br ou nas redes sociais:www.facebook.com.br/abapaalgodao ou www.instagram.com/abapa_algodao

Araticum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também