O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia está viabilizando a instalação da Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano, a primeira no interior do Estado.
A Proposta de Resolução com Opinativo, aprovado pela Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal de Justiça, foi encaminhada com uma minuta do Projeto de Lei para a análise de todos os desembargadores.
A iniciativa, que conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, também prevê a criação de quatro cargos de desembargador e 34 de juiz substituto de Segundo Grau.
Com o objetivo de tornar mais eficaz a prestação jurisdicional na região, além de promover a celeridade e a economia processual, a Câmara seria composta por quatro desembargadores e quatro juízes substitutos.
De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justiça, a minuta do Projeto de Lei deverá ser submetida ao Tribunal Pleno e, se aprovada, ser encaminhada à Assembleia Legislativa para votação.
A figura do juiz substituto de Segundo Grau já existe nos tribunais do Distrito Federal e Territórios, Santa Catarina e São Paulo. Na Bahia, os cargos de juízes deverão ser providos por remoção, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.
Fonte: Ascom TJBA
Deixe um comentário