Fórum de Fomento ao Arranjo Produtivo Local reuniu 60 pessoas em Barreiras, na Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Fórum de Fomento ao Arranjo Produtivo Local reuniu 60 pessoas em Barreiras, na Bahia

Conhecimento, troca de experiência e a possibilidade de contato direto com grandes instituições de fomento às atividades rurais, reuniu nesta quarta-feira (21), 60 moradores de 10 comunidades do município de Barreiras/BA, localizadas na área de influência direta e indireta da Linha de Transmissão de 230 kV Barreiras I/II – Rio Grande II, em fase final de implantação pela São Pedro Transmissora de Energia.

O Fórum de Fomento ao Arranjo Produtivo Local tem como objetivo ampliar o conhecimento de pequenos produtores rurais por meio de palestras e troca de experiências, formando uma rede de aprendizagem e de difusão de inovações para o arranjo produtivo local. Realizado pela Ambientare Consultoria, o Fórum contou com a parceria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Barreiras.

Informação e apresentação de programas gratuitos foram mote de palestras

A São Pedro Transmissora abriu o evento apresentando a importância do empreendimento para o Oeste Baiano, que terá sua capacidade energética ampliada para atender mais 300 mil residências na região. O coordenador técnico Francinaldo Claro, mostrou o status da obra e esclareceu dúvidas aos participantes.

forumplantio-capa

Palestra da diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves.

Em seguida, a diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, Alessandra Chaves, fez a apresentação institucional da Associação e falou sobre as particularidades do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – Cefir, obrigatório aos proprietários rurais. Além disso, apresentou medidas preventivas para o manejo do fogo e a legislação que rege este crime ambiental, e também esclareceu dúvidas dos participantes.

O gerente regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Edson Rodrigues Marques Junior, fez uma apresentação detalhada dos programas gratuitos proporcionados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf. O assessor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Marcos Bastos, apresentou sua atuação na região por meio de parceria com entidades, sindicatos rurais, associação de produtores, onde oferecem diferentes capacitações e projetos totalmente gratuitos aos associados parceiros. Já o fiscal da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia – ADAB, Genildo Ribeiro Dos Santos, fez palestra com conteúdo importante aos pequenos produtores, explicando as classificações, os riscos à saúde e os prejuízos ao meio ambiente causados pelo uso e descarte incorreto de defensivos agrícolas em lavouras.

Ainda se apresentaram o diretor de Turismo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Desiderio, Silvio Reis; e o coordenador da Secretaria do Meio Ambiente de Barreiras, Ronaldo Ursulino.

Para Vanessa de Morais Regis, moradora da comunidade Mantiqueira, de 22 anos, o evento foi muito importante para as comunidades: “com as palestras pudemos observar a importância da organização nas comunidades rurais onde vivemos para termos acesso às parcerias produtivas e sustentáveis com as instituições a nós apresentadas. Espero que estas parcerias se concretizem e em nome de todas agradeço pelas orientações e apoio”.

Já para Pedro Monteiro da Silva, de 69 anos todas as palestras tiveram fundamento: “as informações foram muito proveitosas e importantes para a comunidade entender melhor algumas questões ambientais e respeitar mais a legislação. Gostei muito”, finalizou o morador também da comunidade Mantiqueira.

Informações e foto Ascom Ambientare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também