Para atender às demandas técnicas e operacionais do setor produtivo, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba e em parceria com o Programa AgroPlus Bahia, ofertou 20 cursos de capacitação que qualificaram mais 248 profissionais de propriedades rurais da região do Cerrado baiano e aconteceram entre os dias 22 de janeiro e 28 de fevereiro.
Com um total de 272 horas de formação, os treinamentos foram realizados nos municípios de Formosa do Rio Preto, Mucugê, Correntina, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação da mão de obra, promoção da segurança no trabalho e fortalecimento do desenvolvimento regional. E as ações fortalecem a qualificação técnica e contribuem para o desenvolvimento regional”, destacou o coordenador de campo do IAiba, João Vittor Saraiva.
Mais conhecimento e presença em propriedades
As capacitações reforçam o compromisso do programa com a formação profissional e o aprimoramento contínuo dos participantes, ampliando a presença da Aiba e do Instituto nas propriedades rurais e levando mais conhecimento.
Para o instrutor Flávio dos Santos Rego, investimento em capacitações é essencial para a qualidade e segurança do trabalho. “Investir em treinamentos de saúde e segurança do trabalho no agronegócio é essencial, pois reduz acidentes, evita paradas não planejadas e garante a conformidade legal. Ao qualificar os colaboradores para prevenir riscos diários potencializamos os recursos operacionais, elevando os padrões e eficiência de toda operação, promovendo assim um ambiente seguro para todos”, explica o instrutor.



Em seu segundo ano, o Programa IAiba Capacita, disponibiliza uma série de capacitações gratuitas voltadas ao atendimento nas áreas de saúde, desenvolvimento profissional, segurança do trabalhador rural e seu bem-estar e conta com a parceria do Programa Agro Plus Bahia e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e do Sistema S (Sesi, Senai, Senar, Sest e Senat).
Assessoria de Comunicação Aiba – 2.3.2026