Com presença de assessor especial do mapa, Aiba e associações parceiras dialogam sobre uma agricultura cada vez mais sustentável
Para tratar de financiamento, sustentabilidade e investimentos no setor agrícola, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) foi protagonista de um encontro estratégico, realizado no dia 24 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães, que promoveu o diálogo entre o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da presença do assessor especial Carlos Ernesto Teti com representantes, lideranças e membros que integram a Aliança do Agro.
Para o presidente da Aiba e anfitrião do evento, Moisés Schmidt, o momento fortalece a agricultura em todo o MATOPIBA. “Conseguimos dialogar, não só as problemáticas, mas também, construir soluções para chanceler ainda mais uma agricultura sustentável que estamos fazendo na região”, disse Schmidt que também enfatizou o protagonismo do MATOPIBA no cenário agrícola nacional e apresentou dados que evidenciam o avanço da região, como o crescimento projetado de 37% na produção de grãos nos próximos dez anos, alcançando 48 milhões de toneladas até 2033, segundo estudo do MAPA. Ele também destacou a região que se consolida como o maior polo de irrigação por pivôs centrais do Brasil, com mais de 380 mil hectares irrigados, conforme dados da Embrapa.
O assessor do MAPA, Carlos Ernesto Augustin, destacou o papel da Aiba e das associações parceiras na representatividade do setor agrícola na região e no fortalecimento de parcerias. “No Oeste da Bahia a gente vislumbra associações fortes e organizadas, seja na parte associativista, e como também, nos critérios de sustentabilidade. Eu não lembro de outra região do Brasil que leva tão a sério e que trabalha tão forte na questão das águas, das reservas e das APP’s. E essa aproximação do meio ambiente, da agricultura é necessário, e a Aiba e as associações afins aqui mostram essa possibilidade de a gente trabalhar junto”, avaliou Carlos Ernesto Teti.

Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos como o programa Caminho Verde Brasil, voltado à recuperação de pastagens degradadas, novos mecanismos de financiamento de longo prazo para armazenagem, além de políticas públicas voltadas à sustentabilidade no campo. O encontro reforçou ainda o papel da Bahia como um dos maiores polos de produção e inovação agrícola do país, e destacou o empenho das instituições participantes em fortalecer o setor produtivo com iniciativas sustentáveis, modernas e alinhadas ao desenvolvimento do agro brasileiro.
Participaram da reunião representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Oeste da Bahia (Aprosem), da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas (Assomiba), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), da Fundação Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), além de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi.
Assessoria de Comunicação Aiba – 27.10.2025

Deixe um comentário