Plantio regular da soja na Região I da Bahia está a todo vapor

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Plantio regular da soja na Região I da Bahia está a todo vapor

Conselho técnico da Aiba se reúne e apresenta boas perspectivas para a Safra 2025.26

Para os sojicultores do Cerrado baiano, que contempla a Região I (municípios da região Oeste e da Chapada Diamantina), a semeadura do grão na safra 2025/2026, em caráter regular, teve início em 8 de outubro. O objetivo é otimizar o calendário agrícola e garantir maior flexibilidade para os produtores da região. O grão é o carro chefe da produção agrícola do Cerrado baiano e no Brasil.

Segundo o levantamento do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), serão plantados na região 2,218 milhões de hectares e estima-se uma produtividade em torno de 68 sacas por hectare e um volume total de 9,049 milhões de toneladas do grão.

Calendário da soja

Neste ano, o calendário da soja na Bahia foi reorganizado e por meio da Portaria SDA/MAPA nº 1.271, de 30 de abril de 2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dividiu o estado em três regiões agrícolas, cada uma com datas específicas, para o vazio sanitário e para o início da semeadura. A região I, que concentra a maior parte da produção de soja da Bahia com os principais municípios produtores, como Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos, Jaborandi, Barra, Baianópolis e Santa Maria da Vitória, o plantio regular segue até 31 de dezembro. Já para a região II, o plantio ocorre desde 15 de setembro até 15 de dezembro e na Região III, a semeadura iniciou em março e segue até junho de 2026. Com essa divisão, o intuito é garantir um manejo mais eficaz de pragas e doenças, respeitando as especificidades climáticas e sanitárias de cada área.

O gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, faz um paralelo entre as áreas de plantio do grão no período de antecipação do plantio, entre 25 de setembro a 7 de outubro, e a previsão para o período regular de plantio. “Houve o acréscimo de 36% de áreas antecipadas, que corresponde a uma área de mais de 150mil hectares. Já para o período regular, estão previstos, de acordo com dados do Boletim da Safra, uma estimativa de mais de 2,218 milhões hectares de área plantada na região I”, pontua Aloísio.

Técnicos da entidade agrícola estão em campo acompanhando o plantio e orientando os produtores rurais. “Os próximos meses estamos iniciando a safra 2025.26 e nesse momento, a esperança é poder plantar a semente, germinar e fazer todos os trabalhos culturais para colher bons frutos. E por mais que hoje os produtores, sempre trabalham com a conta na ponta do lápis, também tem que ter esperança e a gente pretende ter um ano muito bom, para alcançar boas produtividades, e cumprir com os nossos compromissos”, destacou o produtor rural da região da Estrada do Café, João Paulo Gelain.

Expectativas do Conselho Técnico da Aiba e Boletim da Safra

A Aiba realizou uma reunião do Conselho Técnico da Aiba, em 21 de outubro, e convocou membros e representantes de entidades agrícolas que fizeram a avaliação da Safra 2024.25 e o levantamento das perspectivas de produtividade da safra que está se iniciando, além da validação de dados divulgados em Boletim Técnico de grãos e safra. O Boletim disponibiliza informações atualizadas semanalmente sobre a situação fitossanitárias das lavouras, andamento do plantio, colheita e o andamento da comercialização dos grãos e dos insumos de cada safra.

A reunião do conselho também contou com a participação de membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O produtor se supera a cada ano e a gente vem de uma safra de sucesso, com tecnologia, manejo, aliando à questão de custo, produção e mercado, busca pela excelência na produção com conservação. E essa parceria de sucesso entre a Conab e a Aiba usando as ferramentas tecnológicas, conseguimos avaliar de forma mais precisa, a produção, a cultivar, de forma a subsidiar o mercado e o produtor com dados importantes para a tomada de decisão de quando plantar, o que plantar e quando plantar para poder se manter no mercado”, conclui o analista da Conab, Joctâ Couto.

A atual safra apresenta um estímulo para os produtores rurais da Bahia, com boas perspectivas e impulsiona a demanda crescente, o que, por sua vez, reflete a preços mais altos e um cenário favorável para o setor agrícola do estado.

Assessoria de Comunicação Aiba – 22.10.2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também