Na manhã desta quinta-feira (31), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com as secretarias de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), juntamente com o Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).
O objetivo do acordo é promover a cooperação técnica entre as secretarias e órgãos envolvidos, para conduzir o projeto “Sistema Integrado para Gestão dos Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos no Oeste da Bahia”. Esse projeto consiste em um conjunto de iniciativas e ações integradas, voltadas para o fortalecimento e impulsionamento da adoção de práticas conservacionistas, incentivo à inovação, uso de tecnologias e ampliação da comunicação através do engajamento do produtor rural do Oeste da Bahia. Além disso, busca-se o gerenciamento de dados do uso da água na agricultura no Oeste Baiano, visando a eficiência hídrica na gestão da irrigação, que é, nada mais nada menos, que um pilar da segurança alimentar do Brasil e do mundo, tendo como premissa a sustentabilidade do agronegócio.
Sempre ressaltando a transversalidade nas ações da Sema, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, falou sobre a relevância desta colaboração entre as pastas: “Esta cooperação é muito importante, não só por estarmos juntos pensando em sustentabilidade e eficiência hídrica, mas também por podermos exercer a transversalidade entre as pastas. Eu entendo que com o olhar técnico e sensível de cada secretaria e órgão envolvido, nós podemos ter uma assertividade muito maior para a elaboração de um Estado cada vez mais sustentável e eficiente, quando envolvermos os recursos hídricos”, destaca.
Além do secretário Eduardo Sodré, estavam presentes também a secretária da SIHS, Larissa Moraes, o chefe de gabinete da SEAGRI, Luiz Rezende (representando o secretário Wallison Oliveira Torres, o Tum), o presidente da AIBA, Odacil Ranzi, dentre outras autoridades.
Texto/Fotos: SEMA
Deixe um comentário