Soja Plus discute sustentabilidade e orienta produtores rurais durante Bahia Farm Show 2017

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Bahia Farm Show > Soja Plus discute sustentabilidade e orienta produtores rurais durante Bahia Farm Show 2017

Implementado em 2014, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o Programa Soja Plus foi concebido com a proposta de promover práticas sustentáveis nas propriedades agrícolas da região. O programa, apresentado nesta quinta-feira (1º), durante a Bahia Farm Show 2017, oferece assistência gratuita por meio de uma equipe técnica que visita as propriedades associadas e realiza levantamentos dos problemas que podem levar o produtor a ser penalizado, com multas ou até processos judiciais, por descumprimento das leis ambientais.

“O programa já atendeu 150 propriedades rurais, o nível de aceitação é de praticamente 100%. Ajudando o produtor a melhorar na parte social e ambiental, estamos contribuindo para melhorar a imagem do agronegócio, o que leva a soja do oeste da Bahia a conquistar mercados cada vez melhores”, salientou o gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), parceira da Aiba no projeto, Bernardo Pires. Ele conduziu os debates durante o Seminário de Sustentabilidade Soja Plus na Bahia Farm Show 2017.

Coordenador do programa no oeste baiano, o engenheiro de segurança no trabalho, Samuel Leite, destacou que está prevista a ampliação do número de propriedades atendidas para este ano. “Temos a meta de atender mais 50 propriedades até o fim de 2017. Pretendemos renovar as parcerias em 2018 e alcançar 300 propriedades. Vai depender da disponibilidade de recursos para conquistarmos essa marca”, disse.

A Aiba e a Abiove custeiam a assistência técnica, materiais educativos e os kits de primeiros socorros distribuídos durante as fases do Soja Plus. O Sindicato de Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e a Associação de Produtores de Sementes (Aprosen) aderiram ao projeto e vão incentivar os associados a participarem do programa.

Araticum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também