Sistema de classificação de terras para irrigação terá versão nacional

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Sistema de classificação de terras para irrigação terá versão nacional

Em 2012, a Embrapa Solos (RJ), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), lançou a segunda versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI). O trabalho, então voltado para o Semiárido, agora terá versão nacional.

O SiBCTI permite uma avaliação do ambiente para irrigação, cruzando informações do solo, da água, da planta e do sistema de irrigação escolhidos. Além disso, é uma ferramenta fundamental para a correta classificação das terras, evitando o desperdício de recurso financeiro e ambiental em projetos de irrigação inviáveis ou insustentáveis.

“Quando lançamos o SiBCTI para o Semiárido nossa ênfase foi nas frutíferas, principais culturas da região”, conta o pesquisador da Embrapa Solos Fernando Cezar Amaral. “Essa nova versão nacional dará atenção para três cultivos importantes explorados em outros biomas: arroz, café e soja.”

No caso do café, por exemplo, grande parte da produção é conhecida como “café de morro”, proveniente principalmente de Minas Gerais e Espírito Santo. Neste tipo de exploração, a irrigação, quando feita normalmente, tem baixa tecnologia, e o custo é alto devido à colheita manual e à produtividade baixa.

Já no caso do café cultivado em regiões do triângulo mineiro e oeste da Bahia, a irrigação tem nível tecnológico mais elevado, com custo de produção mais baixo devido à colheita mecanizada e a produção é maior e com melhor qualidade, resultando em melhores preços.

O projeto do novo SiBCTI terá orçamento de R$ 700.000,00 e será conduzido ao longo de quatro anos, com recursos dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Integração Nacional. O estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro deverão ser os pontos de partida do trabalho, que terá o contrato assinado para sua execução até a segunda quinzena de outubro.

A versão do SiBCTI, em ambiente web, pode ser acessada em http://aplic1.uep.cnps.embrapa.br/sibcti/

Fonte: Mapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também