Seminário Soja Plus: Evaristo de Miranda destaca papel do produtor rural na conservação ambiental do Brasil

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Seminário Soja Plus: Evaristo de Miranda destaca papel do produtor rural na conservação ambiental do Brasil

Chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite falará sobre atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil, no Seminário Nacional Soja Plus 2017, na Fiesp. A inscrição no evento é gratuita e as vagas são limitadas

O chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, será o principal conferencista no Seminário Nacional Soja Plus 2017, que acontece no dia 23 de novembro (quinta-feira), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele falará sobre ocupação e uso das terras no Brasil.

O evento homenageará os melhores produtores inscritos no Soja Plus, programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural. A homenagem será reforçada com o discurso de Evaristo de Miranda. Segundo ele, “o Cadastro Ambiental Rural (CAR) comprovou o papel único e decisivo dos agricultores na manutenção da vegetação nativa e da biodiversidade. Ninguém preserva mais o meio ambiente do que o produtor rural”. O Soja Plus contribui para essa realidade. O programa, instituído em 2011 pela Abiove e pela Aprosoja, oferece gratuitamente aos produtores cursos, dias de campo, materiais didáticos sobre o Código Florestal e auxilia-os a registrarem suas propriedades no CAR. A eficácia da capacitação é comprovada pela aplicação de check list com cerca de 200 indicadores socioambientais.

De acordo com Evaristo de Miranda, em média, 47,7% da área dos imóveis rurais são reservados para preservação da vegetação nativa e da biodiversidade. Isso equivale a 20,5% do território nacional. Todas as Unidades de Conservação protegem 13,1% do Brasil, destaca.

Soja Plus e assistência técnica – Desde 2011, o Soja Plus realizou assistência técnica em 1.322 fazendas. As propriedades inscritas no programa produzem 7,15 milhões de toneladas de soja, o que representa cerca de 8% da produção brasileira da oleaginosa. Em área, o Soja Plus abrange aproximadamente 2,4 milhões de hectares. Nos últimos sete anos, o programa investiu R$ 15 milhões de reais em seus três pilares: o econômico, o social e o ambiental.

Soja Plus e interesse europeu – O Soja Plus despertou interesse na Direção Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia em recente road show realizado na Europa com a participação da Abiove, Aprosoja, Aprosoja Brasil e do Ministério do Meio Ambiente. O programa está no centro de um memorando de entendimento com a indústria europeia de óleo e rações. O Brasil exporta cerca de 60% de seu farelo proteico para a Europa, cujos importadores têm recebido informações frequentes sobre a sustentabilidade da soja brasileira.

Programação – Na abertura do seminário falarão o ex-presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, atual consultor da entidade, o presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, o superintendente da Faemg, Pierre Vilela, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, e o presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, Jacyr Costa.

O Soja Plus é desenvolvido em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Os coordenadores apresentarão os resultados do programa nesses estados. A Abiove é a coordenadora nacional do Soja Plus.

Para inscrição no Seminário, envie e-mail para pedro@abiove.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também