Reunião da Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural acontece no SPRLEM

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Reunião da Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural acontece no SPRLEM

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 27, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM a reunião itinerante da Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e contou com a participação dos produtores rurais da região.

O objetivo da reunião foi levantar informações sobre os produtos de seguro rural ofertados, atendimento dos bancos e corretores em relação ao seguro rural, necessidades de melhorias no PSR, problemas nas peritagens e indenizações de seguro rural e Zoneamento Agrícola de Risco Climático, como subsídio para as proposições da Comissão Consultiva dos Entes Privados do PSR ao Comitê Gestor do Seguro Rural para a definição das diretrizes da política.

Para o presidente da Comissão dos Entes Privados do Seguro Rural e Vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, na oportunidade a CNA esteve representada, ouvindo das lideranças as demandas da região oeste da Bahia, para os seguros, especialmente de grãos e também sobre a falta de subvenção no programa federal que é um problema na Bahia e no Brasil.

“Foi importante a realização deste encontro, pois ouvimos as principais necessidades da região. Desta forma, temos a missão de levar aos setores competentes as demandas detectadas” falou.

Por meio da subvenção econômica ao prêmio do seguro rural, o Governo Federal apoia financeiramente àqueles produtores que contratarem essa modalidade de garantia, arcando com parcela dos custos de aquisição do seguro. O percentual de subvenção pago pelo Governo Federal varia de 40% a 60% de acordo com as prioridades da política agrícola formulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As modalidades de seguro rural amparadas pelo PSR são agrícola, pecuária, florestas e aquícola.

“Agradecemos a Federação da Bahia e o Sindicato de Luís Eduardo Magalhães por esta oportunidade, foi muito profícuo e interessante discutir questões de gestões de riscos nesta região. É muito importante inciativas como esta, para que nós do âmbito do Governo Federal possamos nos aperfeiçoar nas políticas de gestão de risco, em consonância com aquilo que o produtor precisa. Foi importante também pois, além de contarmos com a presença das entidades representativas dos produtores, contamos também com as seguradoras, assim unimos todas as pontas de forma a procurar desenvolver um debate mais representativo para todos os segmentos”, disse o Diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Marcelo Fernandes Guimarães.

“Foi muito importante o diálogo alinhado aqui. Temos absoluta certeza que esse subsídio ajudará o Ministério da Agricultura a modelar melhor a subvenção para todo o Brasil e, especialmente, para as regiões Norte e Nordeste”, afirmou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Seguro Rural é formada por representantes dos produtores rurais, das companhias seguradoras, resseguradoras e corretores de seguro.

Ascom SPRLEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também