Com participação de representantes das entidades que realizam trabalhos sociais em todo o oeste baiano, o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), promoveu durante esta segunda-feira (29), no auditório da Aiba/Abapa, em Barreiras, uma Capacitação para Prestação de Contas dos projetos sociais a serem contemplados com recursos no Edital Nº 01/2024.
Além da apresentação dos valores disponibilizados pelo Fundo e das instituições contempladas, os participantes foram orientados sobre o correto preenchimento dos formulários (anexos) de prestação de contas, e puderam sanar dúvidas sobre a gestão dos projetos durante a aplicação dos recursos.
“Chegou o momento da capacitação com os gestores das instituições aprovadas no edital 2024, tanto da parceria com o Sicredi e BNB, para que possam conhecer mais afundo as exigências, normas e prerrogativas do edital, para que possam vir a prestar contas dos recursos de forma correta e detalhada”, explicou a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira.
Um momento de muita emoção marcou o depoimento de D. Francisca Doroteu, conhecida carinhosamente como Dona Francisquinha, presidente da Escola Lar de Emmanuel. “Quando o Fundesis nos encontrou, era o momento que tínhamos muitas crianças em situação de abandono, e por meio do Fundesis, tivemos a oportunidade de ter esse sentimento tão bonito que brota no coração do produtor rural, de ser levado para o bem de tantas pessoas que precisam”, destacou.
Também foi apresentado o manual de orientação e anexos exigidos pelo edital e os representantes tiveram esclarecimentos sobre o processo de prestação de contas do investimento. “Essa capacitação é fundamental para entender cada uma das etapas desse processo de prestação de contas. “Nossa entidade já foi contemplada três vezes pelo Fundesis, mas estou participando como se fosse a primeira, pois conhecimento sempre é bom”, destacou a representante do Instituto Viver Melhor, Romancina Rezende. “Estou muito feliz por termos o projeto de nossa instituição pela primeira vez aprovado pelo Fundesis, e é a única instituição que representa o município de São Desidério neste edital. O momento é muito oportuno e esclarecedor para nos ajudar a seguir corretamente cada passo”, complementa a Pra. Cláudia Macêdo, presidente da Casa de Recuperação Antônio Barboza dos Santos.
No edital de 2024, foram aprovados 41 projetos em oito municípios no oeste baiano, que terão R$2,3 milhões de investimentos, provenientes de doações dos produtores rurais e de pessoas físicas e jurídicas. O presidente da Aiba, Odacil Ranzi participou online e juntamente com outros representantes institucionais de municípios mais distantes. Os diretores da Aiba, financeiro, Hélio Hopp, de Proteína Animal, Mário Mascarenhas, a coordenadora de Projetos, Ana Felípia, o contador Élio Engelmann e o representante do Sicredi, Francisco Vitor prestigiaram o evento.
Ascom Aiba
Deixe um comentário