Projeto Nascentes do Oeste promove “Café com Prosa” na comunidade de Forquilha em São Desidério

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notas e Comunicados > Projeto Nascentes do Oeste promove “Café com Prosa” na comunidade de Forquilha em São Desidério

Mais uma edição do “Café com Prosa”, iniciativa do Projeto Nascentes do Oeste por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) foi realizada, desta vez na comunidade de Forquilha, localizada em São Desidério. Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), o encontro aconteceu no dia 23 de fevereiro, e reuniu 12 produtores rurais da região para um momento de diálogo e reflexão sobre a importância da preservação ambiental e a relação entre a comunidade e a Vereda de Forquilha.

Uma conversa sobre a história de ocupação da comunidade e sua interligação com a vereda marcou o momento em que os participantes discutiram a relevância do recurso hídrico para a produção de alimentos na região e a necessidade de uma abordagem sustentável em suas práticas agrícolas. A criação de gado e a lavoura na Área de Preservação Permanente (APP) foram apontados como principais fatores de degradação da vereda e os participantes foram sensibilizados sobre a urgência de adotar práticas que conciliem a produção agrícola e a conservação ambiental.

O analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro apresentou os objetivos do Projeto Nascentes do Oeste, enfatizando a importância da participação ativa da comunidade nesse processo, ressaltando os benefícios a longo prazo para todos os envolvidos. Ao final do encontro, ficou acordado o início do cercamento da Vereda de Forquilha e de outras ações de recuperação, visando a proteção imediata, além de significar um passo importante em direção a um futuro mais consciente e responsável para a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também