Mais uma edição do “Café com Prosa”, iniciativa do Projeto Nascentes do Oeste por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) foi realizada, desta vez na comunidade de Forquilha, localizada em São Desidério. Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), o encontro aconteceu no dia 23 de fevereiro, e reuniu 12 produtores rurais da região para um momento de diálogo e reflexão sobre a importância da preservação ambiental e a relação entre a comunidade e a Vereda de Forquilha.
Uma conversa sobre a história de ocupação da comunidade e sua interligação com a vereda marcou o momento em que os participantes discutiram a relevância do recurso hídrico para a produção de alimentos na região e a necessidade de uma abordagem sustentável em suas práticas agrícolas. A criação de gado e a lavoura na Área de Preservação Permanente (APP) foram apontados como principais fatores de degradação da vereda e os participantes foram sensibilizados sobre a urgência de adotar práticas que conciliem a produção agrícola e a conservação ambiental.
O analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro apresentou os objetivos do Projeto Nascentes do Oeste, enfatizando a importância da participação ativa da comunidade nesse processo, ressaltando os benefícios a longo prazo para todos os envolvidos. Ao final do encontro, ficou acordado o início do cercamento da Vereda de Forquilha e de outras ações de recuperação, visando a proteção imediata, além de significar um passo importante em direção a um futuro mais consciente e responsável para a região.
Deixe um comentário