Programa da Aiba chega a 400 quilos de resíduos perigosos coletados

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Programa da Aiba chega a 400 quilos de resíduos perigosos coletados

O Programa de Coleta de Pilhas e Baterias continua recebendo adesões em toda a região e atingiu, no mês de junho, o total de 400 quilos de resíduos sólidos descartados, desta vez, de maneira adequada. A campanha foi adotada pela Agrosul, nas unidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e pela Embasa, na unidade do município de Santana, também no oeste baiano.

“Esse programa de logística reversa, para coleta de resíduos sólidos, idealizado pela Aiba, atende em cheio uma demanda do agro que é a destinação adequada de metais pesados. Entendemos o quão difícil é a operacionalização desse processo e isso resulta em mais uma preocupação que desvia a atenção do produtor”, comentou Bruna Lemer, gerente de marketing tático da Agrosul. “Por isso, visando colaborar para o foco em produtividade, nossa empresa apoia a iniciativa, dando suporte no recolhimento do material contaminante e auxiliando o agricultor a se dedicar à produção sustentável”, explicou.

O assistente de saneamento da Embasa, Luciano Pereira Barbosa, ressalta a importância da parceria. “A Unidade Regional da Embasa, em Barreiras, vem implantando a coleta seletiva de resíduos sólidos, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental, por meio da responsabilidade na geração e gerenciamento desses resíduos. Assim, participamos dessa iniciativa e ampliamos o gerenciamento de resíduos sólidos nos escritórios locais e, por meio do apoio da Aiba, passamos a coletar pilhas e baterias que são resíduos perigosos e que exigem coleta e destinação correta”, disse.

O programa, promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) conta com o apoio operacional da Retec-Tecnologia em Resíduos.

Hoje o programa conta com 64 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), mantidos por instituições públicas e privadas, distribuídas em cinco municípios da região: Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e Santana. A campanha iniciada em 2019 com apenas 12 PEV’s, trouxe a oportunidade de conscientizar a sociedade sobre o descarte correto para esses tipos de resíduos perigosos, que são as pilhas e baterias.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também