A cidade de São Desidério foi palco do lançamento do Programa Cerrado no Oeste Baiano, que aconteceu no dia 04/09, na câmara de vereadores local. O projeto – dividido em Regularização Ambiental Rural e Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – vai beneficiar os municípios de Formosa do Rio Preto, São Desidério, Riachão das Neves, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Correntina, Jaborandi e Cocos.
“Este programa veio fortalecer ainda mais as políticas públicas do Estado, para buscar mais recursos e montar uma estrutura pujante”, destacou o secretário do Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler. “Mas isso só é possível quando há esse compromisso permanente com a política local, buscando o desenvolvimento e o equilíbrio entre as partes, tanto para o pequeno quanto para o grande produtor”, afirmou, destacando que a seleção das cidades se deu através dos índices de perda de vegetação nativa, percentual de vegetação remanescente, e ainda pela capacidade de gestão e a existência de áreas protegidas da região.
Durante o evento, foi anunciado o investimento do Programa Cerrado de R$ 2.171.413,00 para a assinatura do contrato de 6.750 Cadastro Florestais de Imóveis Rurais (Cefir) para agricultores familiares, contemplando 100% dos imóveis rurais de até 4 módulos fiscais nos municípios de Formosa do Rio Preto, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves.
A ação também inclui a aquisição de três veículos 4×4 cabine dupla, para ações de mobilização, visitas técnicas a comunidades, combate a incêndios florestais, apoio a restauração e mapeamento de experiências socioambientais no oeste da Bahia – sendo que dois carros ficarão na Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Barreiras, e um Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).
Presente no evento, a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, entregou a chave do veículo ao diretor do Centro de Humanidades da UFOB, Dr° Prudente Pereira de Almeida, universidade parceira em ações de restauração através do convênio com a Sema, para implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do Cerrado. “Precisamos fortalecer estas parcerias, principalmente com universidades, local onde se formam pessoas para o desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou Márcia.
Prevenção a incêndios – Os recursos provenientes do Projeto Cerrado também permitiram a aquisição de 120 kits de equipamento de proteção individual e coletiva (EPI) para Bombeiros Militares, Brigadistas Voluntários e do PrevFogo, como mochila, abafador, facão, foice, rastelo, enxada, pá de bico, além de gandola, calça, camisa, coturno, máscara, balaclava, luvas, cantil, meião e óculos. “Todos os kits servirão para proteger a vida de quem cuida da nossa região. O Oeste Baiano agradece de forma especial ao Governo do Estado por realizar bons projetos e trabalhos”, declarou o comandante do 2⁰ subgrupamento de Bombeiro Militar de Barreiras, capitão Paulo Henrique Araújo Santos.
Durante o encontro, 98 brigadistas voluntários treinados pelo Corpo de Bombeiros e Inema (Operação Bahia sem fogo) receberam certificados de capacitação do curso de 40 horas de “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Básico de Primeiros Socorros”, além de 45 peritos treinados pelo PREVfogo Ibama, que também fizeram o curso “Perícia em Causas e Origens de Incêndios Florestais”, capacitação que foi realizada pela primeira vez no Estado da Bahia.
“Precisamos trocar essas experiências e oportunidades, pois quem ama cuida do Meio Ambiente”, falou Maria Jacinta Aires Cunha, uma das peritas que recebeu a capacitação.
Também participaram do evento a coordenadora de fiscalização preventiva de Campo do Inema e do Programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim; o prefeito e o secretário municipal do Meio Ambiente de São Desidério, Demir Barbosa e Demostenes Júnior, respectivamente; o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Antenor Barbosa; além de outras autoridades políticas, sociedade civil e produtores rurais da região.
O Programa Cerrado é fruto de uma parceria entre o Governo Brasileiro e o Reino Unido, sendo o Estado da Bahia beneficiário do Acordo de Doação firmado entre Banco Mundial (Bird) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), com aporte de recursos doados pelo Department for Environment, Foodand Rural Affairs (Defra), órgão do Reino Unido. A Secretaria do Meio Ambiente – Sema é responsável pela Coordenação Geral do Projeto, cuja execução ocorre em parceria com o INEMA, sob a supervisão do Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Ascom/Sema
Deixe um comentário