A 33ª edição da Fenagro, realizada em Salvador, foi palco de uma importante reunião do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), que definiu os projetos prioritários para o setor agropecuário da Bahia em 2025, que serão coordenados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Durante o encontro, realizado no estande da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), foi anunciado um investimento de R$ 49 milhões, destinado a ações estratégicas que visam fortalecer a infraestrutura, modernizar processos produtivos e promover o desenvolvimento sustentável no oeste baiano.
O secretário da Seagri, Wallison Torres (Tum), enfatizou a importância da parceria entre o governo e os produtores rurais, destacando que essa colaboração é essencial para o desenvolvimento sustentável da agropecuária regional. “Aprovamos projetos essenciais para o Oeste da Bahia, encerrando o ano com muito otimismo e planejamento para 2025.
Essa colaboração entre estado e iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento do setor,” afirmou.
Os recursos contemplarão três frentes principais: a melhoria da infraestrutura logística para escoamento da produção, a modernização tecnológica como meio de ampliar a competitividade e a implementação de ações que integrem avanços socioeconômicos e ambientais. Entre os projetos aprovados estão a intensificação da defesa sanitária vegetal, programas fitossanitários para culturas como soja e milho, a pavimentação de estradas vicinais, a recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente, além de iniciativas voltadas à capacitação profissional e à regularização ambiental.
O presidente da Aiba e do Prodeagro, Odacil Ranzi, e o vice-presidente, Moisés Schmidt, participaram do encontro. “Essa reunião foi fundamental para definir as próximas ações e investimentos do Prodeagro, sem esquecer de reconhecer os muitos projetos já realizados em toda a região Oeste.
Então, nós estamos assim, todo mundo de mãos dadas, governo e iniciativa privada, para o bem comum, para o desenvolvimento da agricultura sustentável do Oeste baiano”, destacou o presidente da Aiba e do Prodeagro, Odacil Ranzi.
Com essa definição de investimentos e projetos, o Prodeagro reafirma seu compromisso com a modernização e sustentabilidade da agropecuária no Oeste da Bahia. Também participaram da reunião a vice-presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Alessandro Zanoto, e a vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Pinheiro, que são membros do Conselho Gestor do Prodeagro, além de representantes das secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e de Infraestrutura (Seinfra).
Deixe um comentário