A fruticultura do Oeste baiano ocupa atualmente uma área com mais de 12 mil hectares de área plantada, desse total, destacam-se as duas culturas que estão se expandindo em termos de área plantada, produtividade e produção.
O primeiro boletim da fruticultura realizado pela AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), evidenciou crescentes na cacauicultura, ocupando uma área de 254 hectares, com produtividade de 83@/hectare, e produção de 7,3 ton. uma das principais características do cacau do Oeste da Bahia, é que o mesmo está livre da vassoura de bruxa, isso em decorrência do clima da região.
As mudas são produzidas com muita tecnologia, assim, os produtores possuem expectativa otimista em relação à produtividade. A cultura da banana que ao lado do cacau está apresentando crescente na região oeste, demonstrou 12.219 ha de área plantada, produtividade de 35 ton/ha e produção de 308 mil/ton, na bananicultura, mais de 65% é comercializado nos CEASAS dos grandes centros do país.
Atualmente o município de Bom Jesus da Lapa, é considerado o segundo maior produtor de banana do Brasil. O Oeste da Bahia é referência em produtividade de grãos e fibras no cenário nacional. No entanto, a fruticultura nos últimos anos, vem sendo considerada como um novo vetor de crescimento da agricultura oestina, com a diversidade e volumes de produção significativos.