Os primeiros imigrantes alemães a chegarem ao Brasil, ainda no período do reinado de D. Pedro I, se estabeleceram nas regiões Sudeste e Sul do país. A partir de 1824, nessas regiões, foi fundada a colônia alemã de São Leopoldo, de acordo com informações registradas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A influência alemã no Brasil repercutiu no processo de contribuição cultural, na diversificação da agricultura e consequentemente na urbanização e industrialização do país. Na Bahia, a imigração alemã teve início por volta do século XIX, com a criação da colônia Leopoldina no sul do estado. Outros alemães se estabeleceram no oeste baiano e contribuíram com a tecnificação das práticas agrícolas, a modernização e expansão do desenvolvimento agropecuário da região.
“Relembramos como um marco histórico, nesse 25 de julho de 2024, a celebração do bicentenário da chegada dos alemães ao nosso país, e agradecer pelas contribuições culturais e na modernização principalmente da agricultura”, parabenizou o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi.
Deixe um comentário