Presidente da Abapa prestigia posse de secretariado do Ministério da Agricultura

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Presidente da Abapa prestigia posse de secretariado do Ministério da Agricultura

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, participou da cerimônia de posse dos secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a primeira da gestão da ministra Tereza Cristina. Busato também estava representando a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), na qual ocupa a função de vice-presidente. A solenidade ocorreu no auditório do Mapa, em Brasília.

Em seu discurso, a ministra lembrou a relevância do agronegócio na balança comercial brasileira, setor responsável por 44% das vendas externas do Brasil. Ela também ressaltou a necessidade urgente de melhoria na infraestrutura de logística, “para que os ganhos não se percam nas operações de transporte de produtos”, disse.

Para Busato, o pronunciamento da ministra vai ao encontro das expectativas dos cotonicultores, especialmente, em um momento em que uma nova safra recorde de algodão já se anuncia, com expectativa de volume de 2,5 milhões de toneladas. “Essa safra deverá implicar também um recorde de exportações, uma vez que o mercado interno só absorve de 700 a 750 mil toneladas desse montante produzido, e todo o excedente será exportado”, ponderou.

“Logística é competitividade. O algodão brasileiro tem ganhado mercado, principalmente, na Ásia e o mundo quer o nosso algodão, que tem qualidade excelente e é produzido em moldes sustentáveis. Hoje, a quase totalidade das exportações acontecem pelo Porto de Santos, que já atingiu toda a sua capacidade. Precisamos de alternativas de escoamento, para que a pluma chegue ao destino no tempo acordado com os compradores. Isso ajudará a solidificar a credibilidade do Brasil e do algodão brasileiro”, afirmou Busato. “Os cotonicultores estão à disposição da ministra Tereza Cristina para buscar soluções para este e outros gargalos do agro. Desejamos a ela uma excelente gestão”, concluiu.

 

Fonte: Ascom da Abrapa com edição da Ascom Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também