Plantio da soja no oeste da Bahia é antecipado

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Plantio da soja no oeste da Bahia é antecipado

Os sojicultores do oeste baiano deram início à semeadura do grão na safra 2022/2023. A janela de plantio, foi alterada excepcionalmente para o dia 1º de outubro, somente para os produtores rurais de áreas de irrigação, que solicitaram a antecipação da semeadura. Dessa forma, os produtores que cultivam a oleaginosa na região que seguiram a Instrução Normativa puderam antecipar em uma semana.

A medida, prevista na Portaria nº 057 de 25 de julho de 2022, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia. De acordo com o documento, o início da semeadura definido, em caráter excepcional, mantém a data de 31 de dezembro, deste ano, para a conclusão da etapa. De acordo com o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, “que em comparação aos anos anteriores, houve um acréscimo de 42% de áreas antecipadas, que corresponde a uma área de mais de 35 mil hectares”.

Júnior ressalta também, que o período do Vazio Sanitário, que ainda está em vigor, não sofrerá alteração, completando o intervalo mínimo de 90 dias.  “A portaria não altera o calendário do Vazio Sanitário, que começou no dia 1º de julho e vai até o dia 7 de outubro. Neste período, o agricultor que não solicitou a antecipação do plantio, deve ficar atento e manter o terreno livre de plantas vivas, com o intuito de garantir a eficiência do vazio da cultura”, explica.

O produtor rural, Marcelino Flores, fala da importância dessa antecipação para a safra. “O investimento é sempre alto para podermos tirar o máximo que puder. E com isso, temos que ter muito otimismo, fé, e muito amor no que estamos fazendo. Aqui na nossa área irrigada fazemos questão de antecipar o plantio, porque conseguimos fazer três safras ao ano. O aproveitamento nas áreas irrigadas é bem racional”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também