Mais crédito para a Bahia produzir mais e melhor. Esse é o foco das diretrizes traçadas no Plano Safra da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura da Bahia 2015/2016, lançado na última quinta-feira (13), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Agricultura, Paulo Câmera, em Salvador. O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, participou da cerimônia de lançamento do Plano, que destinará R$ 2,7 bilhões para pequenos e médios agricultores e R$5,7 bilhões para grandes produtores, com o objetivo de proporcionar as condições necessárias para manutenção e expansão das atividades agropecuárias.
Os recursos disponibilizados pelo Plano serão direcionados às operações de custeio, investimento e comercialização da produção, priorizando articulações e parcerias na consolidação dos interesses coletivos dos agricultores.
Abrangendo ações que envolvem desde medidas de natureza conjuntural até as de caráter estruturante, o plano tem como um de seus focos a expansão do crédito com sustentabilidade, atendendo o médio produtor e o segmento empresarial.
Para o presidente da Aiba, o aumento de 19% nos recursos para a agricultura é positivo, mas ressaltou que o aumento do dólar foi maior, o que vai impactar os custos de produção do agricultor. “ O dólar aumentou mais de 40% e isso vai se refletir quando for transformado em reais, já que grande parte de nossos insumos possuem seu preço em dólar. Mas é oque temos e, neste momento, a preocupações do agricultor é viabilizar o plantio da próxima safra”, disse.
(com informações da Ascom Seagri)
Foto: Manu Dias/ GovBA
Deixe um comentário