Discutir as diretrizes e as ações que serão tomadas para fortalecer o combate e a prevenção de queimadas no Estado da Bahia. Este foi o objetivo da reunião, que aconteceu no dia (08/04), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O Secretário Eugênio Spengler, recebeu a visita do Tenente Coronel Marcelo Alves do Corpo de Bombeiros e do Superintendente da Defesa Civil, Rodrigo Hita, também estava presente o Coordenador de Assuntos Institucionais da Sema, Wilson Paulista.
De acordo com o Eugênio Spengler, o intuito da reunião além de fortalecer as parcerias com os órgãos envolvidos, foi dar início ao desenvolvimento de ações e discussões do que pode ser feito para minimizar os focos de queimadas, combate a incêndios florestais na Bahia, analisar áreas de risco, além de traçar metas para 2015.
“Com essa reunião, foi possível fortalecer e estreitar nossas relações. Temos sim que fazer essa avaliação e traçar metas para 2015. Através de um planejamento preventivo temos a intenção de trabalhar melhor e de maneira assertiva, destacou Spengler.
Serão várias ações a serem discutidas e realizadas, dentre elas campanhas educativas de combate ao fogo, treinamento com brigadistas, visitas em áreas de risco para trabalho de sensibilização, além de orientação as pessoas das regiões que sofrem com focos de incêndios.
“Muitas das ações não são apenas de competência do Corpo de Bombeiros, então a necessidade de se firmar sempre essa parceria com à Sema e a Defesa Civil. Sempre trabalhamos juntos, por isso consecutivamente teremos um resultado mais satisfatório através de ações onde cada órgão, dentro da sua competência trabalhe de maneira uniforme”, pontuou o Tenente Coronel Marcelo Alves do Corpo de Bombeiros.
Trabalhar com um propósito maior e em parceria é minimizar efeitos negativos que infelizmente assolam nosso Estado nas épocas de maio até julho, com focos de incêndio e queimadas. Esta reunião de alinhamento para construir ações preventivas é de extrema importância”, destacou Rodrigo Hita da Defesa Civil.
Fonte: Ascom/Sema
Deixe um comentário