Pautas do agronegócio do Oeste Baiano são discutidas em Salvador

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Pautas do agronegócio do Oeste Baiano são discutidas em Salvador

Meio Ambiente, Prodeagro, turismo, divisão territorial e Bahia Farm Show contemplaram as principais pautas das visitas a órgãos públicos e encontros com representantes governamentais, realizados por membros da diretoria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na passagem por Salvador. A programação foi desenvolvida entre os dias 14 e 17, pelo presidente Odacil Ranzi, o diretor executivo Alan Malinski e o assessor de Infraestrutura e Agronegócio, Luiz Stahlke.

“Tivemos uma proveitosa rodada de articulações que vão fortalecer nossas parcerias de longas datas com o setor público”, disse o presidente. “Isso contribui para a ampliação dos projetos regionais de infraestrutura; intensifica a cooperação com a Bahia Farm Show, que vem com força total, e abre novas perspectivas para a solução dos entraves vividos pelos produtores da nossa região”, avalia Ranzi.

No encontro com a diretora da Superintendência de Estudos Sociais da Bahia (SEI), Jorgete Costa, o assunto norteador foi a divisão territorial entre Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto. A preocupação apresentada pelos membros da associação oestina é compartilhada por muitos produtores instalados nessa região de divisa entre os municípios, onde se deparam com problemas de localização de propriedades rurais. 

Pensando no Meio Ambiente e na sustentabilidade, os representantes da Aiba estiveram na sede do Inema com os diretores de Regulação, Leonardo Carneiro e de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental, Eduardo Farias, e discutiram sobre o Aquífero Urucuia e o estudo em torno da pesquisa do Potencial Hídrico do Oeste da Bahia, projeto criado pela associação em 2018 e realizado pelas Universidades Federais de Viçosa (UFV) e do Rio de Janeiro (UFRJ), com  colaboração de outras instituições públicas e privadas de renome.

Infraestrutura – Investir na melhoria das condições das estradas, a exemplo da pavimentação de novas rodovias, recuperação de trechos e construção de pontes são alguns dos propósitos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), que foi outra pauta da viagem à capital baiana. Na reunião específica para tratar do Fundo, houve a aprovação das próximas obras a serem executadas. Tratou-se, ainda, dos investimentos em segurança pública em regiões produtivas para garantir o escoamento da safra na região Oeste da Bahia.

“A aprovação desses recursos vai permitir a continuidade dos projetos de execução de pavimentação de estradas, em parceria com os produtores rurais, trazendo mais benefícios e melhorias para a região”, destacou o assessor de Infraestrutura e Agronegócio, Luiz Stahlke.

Desenvolvido por meio de entidades agrícolas, considerando áreas prioritárias, as ações de infraestrutura do Prodeagro são aprovadas pelo Conselho Gestor do programa. Os representantes das instituições integrantes, nesta ocasião, foram: Odacil Ranzi (Aiba), Luiz Carlos Bergamaschi (Abapa), Zirlene Zuttion (Fundação Bahia) e do Governo da Bahia, com o Secretário Estadual da Agricultura, João Carlos Oliveira, e o assessor especial da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Valter Tavares.

Bahia Farm Show – Na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), a equipe da Aiba encontrou o presidente da instituição, Humberto Miranda, para uma conversa sobre temas relacionados ao setor agrícola. Na oportunidade, Odacil Ranzi convidou o anfitrião para participar da 16ª edição da Bahia Farm Show, que será realizada entre 31 de maio e 04 de junho deste ano. O convite para participar da feira também se estendeu ao vice-governador João Leão, na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), que confirmou presença.

Outro momento relevante para fortalecer as parcerias para o maior evento de tecnologia do Norte e Nordeste, ocorreu entre a comitiva da Aiba e o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, tendo como foco o turismo regional. A cada edição, a Bahia Farm Show atrai produtores, empresários, estudantes e milhares de visitantes da região e de outras partes do Brasil. Assim como o vice-governador, o secretário da pasta também recebeu convite para marcar presença na feira. 

“Essa viagem de interação com os órgãos públicos em Salvador é de extrema importância para destravar problemas regionais e também para a promoção da feira, para que tenhamos um envolvimento de empresas e empresários da capital baiana e de outros estados”, complementou o diretor executivo, Alan Malinski.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também