Parceria vai oferecer qualificação aos profissionais que prestam serviços terceirizados às fazendas do Oeste baiano

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Parceria vai oferecer qualificação aos profissionais que prestam serviços terceirizados às fazendas do Oeste baiano

conirdUm convênio realizado entre Aiba, Sebrae, Faeb e Sindicato do Produtores Rurais de Barreiras, levou a implantação do Programa Encadeamento Produtivo no Agronegócio.  O objetivo é, através da oferta de capacitação, melhorar a qualidade dos serviços prestados nas fazendas, nas áreas de alimentação, mecânica, alojamento, depósito, segurança de insumos agrícolas, dentre outros. A iniciativa é pioneira no Oeste da Bahia.

Segundo o gerente regional do Sebrae no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, o programa vai qualificar as micro e pequenas empresas já existentes e estimular o surgimento de novos negócios, que iniciarão suas atividades em um mercado consumidor já estabelecido. “Nossa expectativa é quantificar esse mercado ainda muito pouco explorado pelos empreendedores locais, facilitar o acesso das micro e pequenas empresas nessa cadeia de negócios, bem como, qualificá-las na realização de serviços diferenciados. Por outro lado, o produtor estará focado na sua atividade principal, fomentando mais divisas para nossa região”, explicou Emerson.
O programa está dividido em duas etapas. A primeira começou no dia 02 de setembro e consiste no levantamento das necessidades de mercado, como tipos de serviços mais utilizados e oportunidades de negócios existentes. Na segunda fase, com data prevista para o início de 2015, serão iniciados os encontros para qualificação profissional, com capacitações, palestras e fóruns.

O encadeamento produtivo permitirá agilidade às atividades da propriedade. “Essa necessidade dos produtores já existe há algum tempo e com esse programa será possível aumentar a competitividade dos serviços terceirizados oferecidos ao produtor” afirmou Moisés Schmidt, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e conselheiro da Aiba.

O Programa Encadeamento Produtivo no Agronegócio funcionará, inicialmente, em 30 fazendas localizadas nas comunidades de Novo Horizonte, Bela Vista e Placas. Com propriedade na região beneficiada, o produtor rural Douglas Radol está otimista com os resultados do Programa.  “Essa iniciativa promove o crescimento econômico tanto do agricultor, quanto das pequenas empresas“, disse Radol.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.