No terceiro e último dia do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, realizado em Luís Eduardo Magalhães, a Federação Nacional do Sistema Plantio Direto (Febrapdp) celebra o sucesso do evento. Esta edição, a primeira realizada no Nordeste e no MATOPIBA, destacou-se pela troca de conhecimentos e experiências sobre práticas agrícolas sustentáveis, reforçando o compromisso da Febrapdp com o avanço do Sistema Plantio Direto no Brasil.
Durante os três dias de programação, de 09 a 11 de julho, o Centro de Treinamento da Associação de Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), localizado no Complexo da Bahia Farm Show, foi palco de um evento significativo. A estrutura preparada para o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto contou com a presença de 32 expositores e atraiu um público de quase 900 inscritos. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com renomados especialistas do Brasil e do exterior, que ministraram palestras e compartilharam conhecimentos sobre as práticas do Sistema Plantio Direto (SPD).
O participante paraguaio Martin Maria Cubilla fez uma excelente avaliação do evento. “A primeira vez que participei foi em 1998 e já são 26 anos de participação no encontro nacional. E de todos que participei, esse foi muito diferente, nunca vi uma dinâmica de palestras sensacional, o nível dos palestrantes que são referência e dos técnicos participantes. E também o campo foi algo que realmente nunca tinha visto antes. Estou maravilhado com este encontro, mostra que esse segmento está no caminho certo e a organização está de parabéns”, revelou.
Para a 20ª edição, Brasília, São Paulo e Mato Grosso estão concorrendo como locais que irão sediar o próximo encontro em 2026. Dentro de 60 dias ocorrerão as eleições.
“A nossa avaliação é super positiva. Recebemos muitos elogios pela organização do evento, tivemos grande participação de um público dessa região e de outros países como Argentina e Paraguai, com quase 900 pessoas, algo que surpreendeu a nossa estimativa inicial e todos recebendo de braços abertos as informações. Tivemos a participação de renomados palestrantes nacionais e também internacional, no caso do Rattan Lal. E esse encontro trouxe muita bagagem e conhecimentos que vão enriquecer e estimular cada vez mais a produção de alimentos com sustentabilidade que é o tema desse encontro”, avaliou o presidente da Febrapdp, Jonadan Má.
Após um dia repleto de palestras e debates enriquecedores, a programação culminou com a entrega de prêmios de fotografia, textos livres, trabalhos técnico-científicos e menções honrosas, reconhecendo os destaques do evento. A medalha de honra ao mérito Hebert Bartz foi entregue ao produtor rural e vice-presidente da Febrapdp, Luiz Pradella.
O 19º ENPDP contou com a parceria da Aiba, Abapa, Acrioeste, Aprosem, Faeb/Senar/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães e das Universidades Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e do Estado da Bahia (Uneb).
Ascom Aiba
Deixe um comentário