Oeste da Bahia se reúne para reavaliar as diretrizes fitossanitárias

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Oeste da Bahia se reúne para reavaliar as diretrizes fitossanitárias

oeste1Grupo Técnico do Programa Fitossanitário da Bahia fez sua primeira reunião de 2015, no dia 21 de janeiro, na Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães. O objetivo é dar continuidade ao trabalho do grupo e reavaliar as diretrizes para a próxima safra.

Com a soja, o milho e o algodão já plantados, o presidente do Conselho Técnico da Aiba, Antônio Grespan, explica que a reavaliação de ações é extremamente necessária, uma vez que a região continua convivendo com a adversidade climática e sofrendo a pressão de pragas. “Há a necessidade de implementação dos refúgios; fazer o controle das pragas nestas áreas de acordo com o recomendado; procurar utilizar produtos seletivos, inicialmente, pra você permitir o estabelecimento de inimigos naturais e fazer rotação de princípios ativos. A conclusão que nós temos é, ou toda a região nossa faz, ou nós vamos ter problemas”, disse Grespan.

oeste2O trabalho de revisão do Programa Fitossanitário da Bahia é feito a cada nova safra exatamente para a realização de ajustes. Seguindo esta metodologia, o Programa já conseguiu diversas conquistas, como a redução dos prejuízos causados por pragas, através da difusão de formas de controle; solicitação ao Ministério da Agricultura (Mapa) para a criação de um comitê técnico científico nacional para avaliação do manejo de resistência, o que resultou no surgimento do Grupo Técnico de Manejo de Resistência (GTMR); solicitação ao Mapa para aprovação de 54 produtos com registro emergencial e mais um para uso emergencial, o que ocorreu em tempo recorde; e a realização de parcerias com a USP/ Esalq e com a Embrapa para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisas para avaliar manejo de resistência

“Mesmo com esses problemas todos de Helicoverpa, mosca branca, percevejo e outros problemas graves nos últimos quatro anos, também por conta da seca, se destacou muito a parte técnica do oeste da Bahia. Hoje, pode-se dizer que 98% das propriedades fazem monitoramento semanal de suas lavouras; coisa que não acontecia antes”, afirmou Breda, apresentando este fato como resultado do trabalho conjunto, feito por produtores e instituições regionais, que elaboraram e seguiram a risca as diretrizes preconizadas pelo Programa Fitossanitário. Segundo ele, todas as medidas contribuíram para a redução do risco de produção na região.

Durante a reunião, ficou definido que será enviado um documento ao Ministério da Agricultura (Mapa) para o registro de produtos genéricos para serem utilizados no controle de pragas no oeste baiano. Também foi comentada a necessidade de se reavaliar produtos registrados para combater o Bicudo do Algodoeiro. Esta demanda, especificamente, será encaminhada ao Mapa através da Abapa e da Abrapa.

Grupo Técnico do Programa Fitossanitário da Bahia:

-Coordenador geral: Celito Breda
-Coordenadores das comissões técnicas:
-Comissão do Vazio Sanitário e Refúgio – Luís Kasuya
-Comissão de Inseticidas e Proteínas Bt – Pedro Brugnera
-Comissão de Agentes Biológicos – Marcos Tamai (Uneb)
-Comissão de Pesquisas- Nilson Vicente (FBA) e Antônio Carlos Santos (Abapa)
-Comissão de Outras pragas- Paulo Gouveia
-Comissão de Comunicação – Ivanir maia (Aiba)
-Comissão de Irrigação – Orestes Mandelli
-Presidente do Conselho Técnico da Aiba – Antônio Grespan

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também