Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste avançam na Bahia

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A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das maiores obras de infraestrutura e logística em andamento no país, apresenta evolução física avançada em trechos importantes do traçado em território baiano. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final de 2014. Com a retomada do lote 1 e início das obras nos lotes 5 e 5A ainda neste mês, a previsão é que os trabalhos sejam acelerados para a conclusão no prazo, que vai até 2015.

Com 1527 quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção deve funcionar em 2016, contando com apoio do Governo do Estado e investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões. A assinatura dos contratos entre o Ministério dos Transportes e os consórcios construtores, firmada no início do mês, autorizou a retomada nas obras na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O lote 1 possui 125 quilômetros de extensão e passa ainda pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi, Ubaitaba e Itagibá. O contrato no valor de R$ 608 milhões tem prazo de conclusão de 22 meses. Também foi liberado o início das obras nos lotes 5 (Guanambi/Bom Jesus da Lapa) e 5A, que corresponde à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, a maior ponte ferroviária do Brasil, com três quilômetros de extensão. No total, o lote tem 162 quilômetros, cortando as cidades de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa. O valor do contrato é de R$ 850 milhões, com vigência de 24 meses.

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O lote 3 é o mais adiantado em relação ao cronograma. Com 115 quilômetros de extensão entre Rio de Contas e Riacho Jacaré e mais de 60% das obras concluídas. O trecho apresenta boa parte do trajeto em estágio de sublastro. Também estão executados viadutos, pontes, drenagem e os operários trabalham em ritmo acelerado na fábrica dos dormentes de concreto nos quais serão instalados os trilhos.

Já o Lote 4, na região de Caetité, compreende a maior distância do projeto, com 178 quilômetros. Quase 50% das obras estão prontas e as frentes de trabalho estão concentradas na abertura de vias, terraplanagem e construção de pontes, entre elas, a situada na localidade de Brejinho das Ametistas, que terá 45 metros de altura e está em fase de lançamento de vigas. Novo cronograma Outra ponte que tem obras adiantadas fica sobre a Barragem de Pedra, em Jequié, no lote 2, 40% concluído. No trecho, que já tem parte do trajeto com lastro de britas e dormentes lançados, os homens trabalham na fabricação das peças de concreto, escavação de túneis, construção de viadutos, drenagem entre outros serviços. “Com a retomada dos lotes 1 e 5, naturalmente estamos fazendo um novo cronograma, um novo estudo de planejamento da obra para que, assim como nos lotes 2, 3 e 4, executemos o projeto em tempo recorde”, diz o gerente regional da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., estatal responsável pela Fiol, Fernando Lima. Fonte: Secom

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