Nota de Esclarecimento

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Nota de Esclarecimento

NOTA  ABAPA/AIBA

EM DEFESA DO DESENVOLVIMENTO DO OESTE BAIANO

Nas últimas décadas, o Oeste baiano tornou-se um dos mais importantes pólos de desenvolvimento agrícola do País. O agronegócio mobilizou a economia, gerando emprego e renda para grande parte da população, atraindo, consequentemente, investimentos em setores essenciais, como saúde e educação, além de projetar nacionalmente a região.

O agronegócio não é apenas o maior empregador do Oeste, mas também o segmento que paga a maior média salarial. O setor é também, entre todos, o que mais investe no social, com programas que abrangem políticas e ações nas áreas de educação, saúde, cultura, profissionalização e transporte, além do apoio decisivo a diversas entidades filantrópicas.

Da mesma forma, o agronegócio investe em pesquisa, utilização de técnicas sustentáveis e na recuperação e conservação do patrimônio natural. A prova incontestável é o estudo divulgado pela Embrapa, ainda no Governo Dilma Rousseff, que coloca o Oeste baiano como uma das regiões agrícolas de produção em alta escala, com a maior conservação da biodiversidade em todo o planeta.

Mas, apesar do importante papel desenvolvido pelo agronegócio como propulsor do desenvolvimento do Oeste, há setores isolados que sem qualquer fundamento técnico ou fato real tentam impor à opinião pública uma imagem desvirtuada do setor produtivo, para, inclusive, justificar ações violentas, que colocam em risco não apenas o patrimônio de empresas, mas, principalmente, a integridade física dos seus funcionários.

São personagens que insistem, com suas teses do passado, em tentar impedir o curso do desenvolvimento. Alardeiam (inclusive fora do país), fatos fabricados, cujo único objetivo é o de atingir o orgulho e a alta estima de uma região que escolheu o trabalho como caminho natural para elevar a qualidade de vida da sua gente.

Os produtores vão continuar desempenhando o seu papel, trabalhando ainda mais pelo Oeste e ampliando as parcerias com todos os segmentos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida na região. Acreditam que a união desses segmentos vai possibilitar incorporar uma parcela cada vez maior da população, aos benefícios do desenvolvimento sócio-econômico e fazer do Oeste exemplo de crescimento sustentado.

 

 Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa

 Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.